Jundiaí se prepara para a abertura da tradicional Festa da Uva, que celebra o surgimento da uva Niagara Rosada. Após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, a festa está de volta em sua 38ª edição e começa na próxima quinta-feira, dia 12.
Durante quatro fins de semana, o evento oferece diversão, cultura, gastronomia, uvas e vinhos, artesanato e atividades infantis. Ou seja, o programa ideal para toda a família.
Programação
As boas-vindas aos visitantes fica por conta do receptivo na Casa do Colono. O espaço conta com atores e cenários que resgatam a rotina e os costumes dos imigrantes italianos e a história da Uva Niagara Rosada.
Uma das novidades deste ano será o Navio do Imigrante, que reproduz os transatlânticos responsáveis por trazer as famílias que fizeram de Jundiaí a Terra da Uva.
Além disso, o público pode participar da pisa das uvas. Esse é mais um outro motivo para visitar a cidade em janeiro, pois a experiência só ocorre nesta época.
Aos sábados e domingos, às 16h30, acontece o tradicional Cortejo da Uva. Nele, estão a Rainha e Princesas da Corte da Uva, os vinhateiros e bandas itinerantes.
A Festa da Uva acontece nos seguintes horários:
– Quinta, dia 12: a partir das 18h;
– Sextas: das 18h às 22h;
– Sábados: das 10h às 22h;
– Domingos: das 10h às 21h.
Até o dia 5 de fevereiro, o público aproveita a programação diversa e conhece os empreendimentos turísticos de Jundiaí em um só local.
Afinal, os expositores do evento são as propriedades rurais, turísticas e gastronômicas da cidade, que apresentam aos visitantes parte de suas produções de:
– cachaça,
– vinho,
– sucos,
– doces,
– frutas,
– quitutes
– pratos das rotas gastronômicas, como frango frito com polenta e a coxinha de queijo, patrimônio imaterial da cidade.
Fonte: São Paulo Secreto
Fotos: Prefeitura de Jundiaí (divulgação)