Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Dicas de Internet
Dicas de Internet
Dica da Semana
Preenchendo o campo 'Seu e-mail'
Como evitar que sua mensagem se perca na internet...
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade e Publicitário
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasocê já deve ter se perguntado, algumas vezes: “Por que será que ainda não me responderam?... Enviei uma mensagem pelo site já faz um bom tempo, usando o formulário do próprio site e, até agora, nada...”

Duas coisas podem ter acontecido. Ou o site pelo qual você se comunicou está ainda avaliando a sua mensagem, para depois lhe responder, ou, o que é mais comum, você provavelmente preencheu o campo ‘Seu e-mail’ (veja ilustração abaixo) de forma incorreta, ou seja, você pode ter errado o endereço do seu e-mail ao preencher o formulário do site.

É muito comum errar a grafia durante o preenchimento de um formulário em sites de internet. Você pode errar a grafia de seu nome, ou de seu telefone, ou de um ou outro comentário que lhe é solicitado durante o preenchimento.

foto colunasMas talvez você não saiba que o campo ‘Seu e-mail’ seja um dos campos mais importantes do formulário.
Isso porque é através desse endereço que você informou que o site enviará à você a resposta esperada.

Se você informar seu endereço de e-mail de forma incorreta, não há como o site encontrar o destino da resposta que ele está querendo lhe enviar.

E mais, se você informou o seu e-mail, por exemplo, num ‘Mural de Trocas’, e está esperando que alguém veja o seu anúncio e entre em contato com você, provavelmente você nunca receberá as mensagens enviadas por este usuário interessado em seu produto ou serviço.

O Portal Terceira Idade recebe, diariamente, mais de 200 mensagens de usuários do portal. São quase 6.000 mensagens por mês, entre ‘Cadastros’, ‘Fale Conosco’, ‘Mural de Trocas’, ‘Espaço Livre’, ‘Receitas’, entre outras.

E nosso sistema tem detectado dezenas de ‘retornos não sucedidos’, por causa de endereços de e-mail ‘inexistentes’. Isso sem contar a frustração de internautas que provavelmente quiseram entrar em contato com você, e obtiveram o mesmo resultado (e a sua frustração de ‘ficar esperando o retorno de sua mensagem', sem nunca obtê-la...)

Por isso, da próxima vez que você preencher um formulário de internet, preste muita atenção na hora de preencher o campo ‘Seu e-mail’. Certifique-se, com bastante cuidado, de que você está preenchendo o campo corretamente. Siga, letra por letra, traço por traço, a grafia do seu e-mail.

O raciocínio é muito parecido com o que você usa quando escreve uma carta (de papel) para alguém, para enviá-la pelo Correio. Se você colocar o "remetente errado", a pessoa para quem você escreveu nunca irá conseguir lhe enviar a resposta.

O Portal espera suas mensagens, esperando poder lhe retornar com nossas respostas.

Outros Diálogos

Conceitos
Inclusão Digital

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia