Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Reflexão
Velhice, qualidade de vida e felicidade
Com o aumento da qualidade e da expectativa de vida, e das mudanças de mentalidade com respeito ao modo de viver, a velhice agora pode ser sinônimo de vida ativa, saudável e feliz
Por: Maria Terezinha Santellano
Aposentada, 74 anos, residente em Porto Alegre (RS), é colunista convidada do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasvelhice, de acordo com o pensamento de alguns, é uma estância de recolhimento, anulação e privações. Pode ser uma longa espera para o inevitável. Um tempo de sossego, imobilismo e meditação forçada. Felizmente nem todos pensam assim. Desde a antigüidade, sábios, serenos, e espirituosos pensam até ao contrário. Se observarmos a vida dos idosos atualmente, podemos facilmente concluir que os sábios de ontem estão mais próximos da realidade dos fatos de hoje.

Com o aumento da qualidade e da expectativa de vida das populações, e das mudanças de mentalidade com respeito ao modo de viver, a velhice agora pode ser sinônimo de vida ativa, saudável e feliz, em toda a sua plenitude. Ser velho pode então ser interpretado como alguém que, depois de uma parcela do tempo de vida empregado ao trabalho e à dedicação à família, desfruta de uma etapa de lazer, interação social, aprendizagem despreocupada, busca de conhecimento interior e felicidade desprendida.

foto colunasÉ claro e evidente que todos esses benefícios só poderão ser conquistados se a velhice for acompanhada necessariamente de boa saúde e lucidez. O segredo de uma velhice saudável, todos nós sabemos, é baseado em uma regra simples, de três recomendações: alimentação equilibrada, prática de atividades físicas compatíveis e períodos de repouso restauradores.

Prolongar esse período importante da vida possui uma receita mais simples ainda: atividade e felicidade. E, para manter a lucidez, devemos ocupar a mente com atividades nobres.

Cícero, o grande orador e literato romano, no seu conhecido tratado ‘Saber envelhecer’, resume em quatro as razões possíveis para as pessoas pensarem a velhice como uma fase da vida detestável: 1) ela nos afastaria da vida ativa; 2) ela enfraqueceria o nosso corpo; 3) ela nos privaria dos melhores prazeres; e 4) ela nos aproximaria da morte.

A vida moderna e o apoio institucional e social ao idoso transformaram a velhice em um período possível de vida ativa, onde podemos manter o nosso corpo fortalecido e saudável, e continuar desfrutando os melhores prazeres da vida. Esses benefícios juntos nos permitem manter afastada a trágica idéia da morte próxima. Atingimos assim a antítese das condições detestáveis tão bem enumeradas por Cícero.

De fato, a proximidade da morte ou a consciência da sua inevitabilidade não parecem ser um problema maior da velhice. Esse é um dos grandes paradoxos da existência: vivemos cada dia sem a lembrança constante de que a única certeza da vida é a morte. Como apropriadamente nos afirmou Sêneca, outro dos grandes autores romanos e quase um contemporâneo de Cícero, no tratado ‘Sobre a brevidade da vida’: “ninguém tem a morte diante dos olhos, todos projetem longe as esperanças”.

Na verdade, Cícero em seu primoroso texto trata mesmo é de refletir e afastar aquelas razões do repúdio à velhice, com argumentos bem elaborados e exemplos de longas e fecundas vidas, que contrastam ou mesmo refutam as razões apresentadas, defendendo que é possível, sim, encontrar prazer na velhice, assim como em todas as etapas da vida. Prazer esse que hoje podemos sentir facilmente, sem a necessidade de um exercício intelectual profundo e refinado como o de Cícero, que na sua época era um privilégio de uns poucos sábios e abonados.

Foto: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Saúde e Vida On line > Destaques
Velhice não é sinônimo de doença!

http://www.saudevidaonline.com.br/artigo95.htm
UOL > Notícias > Cotidiano (24/09/2008)
Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/09/24/ult5772u862.jhtm
Terra > Educação > História - Política
Cícero e a virtude da vida ativa

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/2004/09/30/000.htm
UOL > Educação > Biografias
Filósofo romano: Lucius Annaeus Seneca

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u368.jhtm
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Arte e Cultura > Anteriores
Reflexões sobre o Dia Internacional do Idoso
É difícil imaginar que neste dia todos entrem em harmonia e passem, como por milagre, a respeitar os idosos

Outras Colunas

Coluna da Semana
Voltar para
coluna da semana

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design