Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Cinema e Curiosidades
Anteriores 15/03/06: Curiosidades
Elevador Cósmico
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade e Publicitário
Fale com o colunista
foto colunas11.928.666° andar: Móveis, calçados, brinquedos... Quem vai descer?"

Parece brincadeira, mas não é. Isso é o que você provavelmente irá ouvir ao tomar o elevador cósmico, lá pelo ano de 2050, época em que a Nasa planeja construir o primeiro elevador espacial, que ligará a Terra a uma estação espacial situada numa órbita geoestacionária a 35.786 km de altura.

O elevador não será exclusivo para astronautas. Qualquer cidadão comum poderá entrar no elevador espacial e dar um pulinho na estação espacial, que terá shoppings, hotéis e entretenimento. Essa "torre de babel espacial" foi considerada pela Nasa, durante muitos anos, um projeto absurdo e arquivado até hoje.

Como funcionaria esse elevador? Imagine a Terra e uma estação espacial ligadas por um cabo. Na Terra, uma plataforma submarina com aproximadamente 20 km de altura abrigaria a torre de lançamento do elevador espacial. No espaço, um asteróide, a uma distância de 47 mil quilômetros, "esticaria" o cabo que passaria "através" da estação.

O maior desafio até agora era achar um material que pudesse ter um diâmetro bem pequeno e resistir ao seu próprio peso, dadas as dimensões do cabo. Mas, com o avanço da pesquisa de novos materiais, a idéia, aventada pela primeira vez em 1960 pelo engenheiro russo Yuri Artsutanov, e incentivada hoje por David Smitherman, do Centro Marshall de Vôos Espaciais da Nasa, começa a se tornar viável.

A tecnologia dos nanotubos, minúsculos cilindros vazios feitos de lâminas de átomos de carbono dispostos em forma hexagonal, supera a força tênsil do aço em pelo menos cem vezes e permitirá a construção de um cabo com milhares de quilômetros de comprimento e apenas alguns centímetros de diâmetro.

Certa vez perguntaram a Arthur C. Clarke quando poderia ser construído um complexo como esse e ele respondeu: "O elevador espacial será construído cerca de 50 anos depois que todo mundo parar de rir da idéia". Acabaram de parar.
Saiba mais:
Folha Online - Ciência:
Nasa projeta elevador cósmico para viagens espaciais

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u3720.shtml

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia