Portal Terceira Idade - home Torne-se uma "Empresa Amiga do Cidadão" Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Concurso do Cidadão
Concurso do Cidadão
Galeria
Galeria 27/09/2006
Conte sua estória: "São Paulo, minha cidade, minha casa"
Categoria: Melhor Texto
Texto vencedor 04
Autor(a): Maria do Carmo Silva
E-mail: carmemlucia.silva@yahoo.com.br
Sexo: feminino
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Faixa Etária: De 51 a 60 anos

O QUE É SÃO PAULO PARA MIM?

ão Paulo é uma terra simplesmente fantástica, pois quando cheguei de Pernambuco em 1973, esta cidade era maravilhosa, o trabalho era farto.
Eu tinha quatro filhos e estava grávida do quinto, como trabalhar?
O meu marido trabalhava em um posto de gasolina, era frentista, o salario era pouco e eu para não ver meus filhos passarem por necessidades resolvi trabalhar em casa, fazendo costuras, pequenos macacões para uma Fábrica.

Quando meu marido chegava à noite em casa , ele e as crianças estavam cansados e iam dormir, e eu ficava na máquina de costura, quando ele levantava para ir trabalhar, eu tinha passado a noite inteira costurando e era o horário que eu ia descansar até que as crianças acordavam.

Com este dinheiro nós pagávamos o aluguel, e as contas, não sobrava quase nada para as despesas.

Certo dia meu marido saiu cedo para trabalhar, e não deixou nada de dinheiro para mim, o gás acabou e as crianças pediram comida, e eu não sabia o que fazer e começei a chorar, as crianças vendo eu chorar, começaram a chorar também, eu pensei somente Deus nosso Pai para me socorrer hoje.

Enquanto eu pensava, bateram palmas no portão, fui ver quem era, era o moço para quem eu trabalhava, e ele me falou, está tudo bem dona Carmem? O que está acontecendo? Porque a senhora está chorando?

Demorei um pouco para responder, mas em seguida o meu filho mais velho falou chorando, sabe moço, minha mãe está chorando porque não temos fogo para fazer nossa comida. Aquele rapaz com os olhos vermelhos falou, vamos dona Carmem até o Empório buscar o gás.

Eu não podia ir, mas o meu filho de sete anos foi com ele, trouxeram gáz, leite, açúcar, carne e até Danone ele comprou para as crianças. Quando meu marido chegou todo preocupado porque ele não havia deixado dinheiro para mim, viu a comida feita, comeu e depois perguntou como e onde eu consegui comprar a despesa.

Eu dei uma risada, e disse que um filho de Deus havia passado por aqui, depois disso nunca mais nossos filhos passaram por dificuldades. Só parei de trabalhar com este rapaz, quando ele foi morar no Exterior.

Mas enquanto eu viver, jamais esquecerei dele, e da história que ocorreu conosco. Hoje nossos filhos estão todos casados, e moram também aqui em São Paulo.

Hoje eu frequento o CEU Campo Limpo, faço várias atividades, freqüento o Telecentro, me sinto muito bem, sou muito bem tratada por todos sendo feliz por viver nesta cidade.

Espero que, após as Eleições, nossos Governantes façam com que este projeto da Terceira Idade seja repassado para todas pessoas interessadas.

Termino com um forte abraço à todos que vivem aqui em São Paulo, independente de raça ou cor, e que Deus possa agir no coração de vocês, para que sejam humildes e solidários para com o próximo.

Um Beijo,
de Maria do Carmo.

Leia os outros textos vencedores do concurso:

Menção Honrosa 1 Menção Honrosa 2 Menção Honrosa 3

Destaques

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia