Padaria do Mosteiro São Bento oferece café da manhã com receitas seculares reproduzidas pelos monges

“Comer, rezar, amar…” Viva a vida na sua plenitude!
No século VI, São Bento escreveu regras para garantir que todo mosteiro que levasse seu nome possuísse padaria, horta, queijaria, pomar e oficina. Afinal, na filosofia dele, a vida de um monge deve ser de oração e trabalho, “pois a ociosidade é inimiga da alma”.
Por isso, desde 1999, os monges do Mosteiro São Bento se aventuraram na fabricação e venda de pães, bolos, geleias e biscoitos. As receitas recuperadas nos arquivos da abadia são antiquíssimas e secretas: são transmitidas apenas de monge para monge, para que o trabalho continue sendo realizado.
Na unidade do centro, o freguês encontra apenas pães e doces para adquirir e levar para casa. Já na filial dos Jardins, as poucas mesinhas dispostas no salão marmorizado convidam para um café por lá mesmo. Tranquilo, o ambiente é embalado por cantos gregorianos. Já dá para imaginar o clima, né?
Bolo Dom Bernardo
Entre as opções no menu, há o bolo Dom Bernardo, com café, chocolate, nozes, conhaque, pêssego e gengibre. É uma ótima pedida para acompanhar o chá de baunilha e cacau com laranja, outro queridinho do cardápio. Na parte dos pães, destacamos o São Joachim, feito com sêmola italiana, azeite e azeitonas verdes.
Onde: Rua Barão de Capanema, 416 – Jardim Paulista. São Paulo. SP
Quando: O ano todo
Fonte: São Paulo Secreto
Foto: Roman Odintsov / São Paulo Secreto (divulgação)