Os atletas do dia-a-dia, pessoas comuns como você, lutam e competem todos os dias para marcar somente um gol: estarem inseridos na sociedade.
Lutamos e competimos todos os dias para termos o direito de trabalhar, estudar, ter assistência médica pública de qualidade, fazer três refeições por dia, possuir o direito de ir e vir –que não seja somente a pé– sair e voltar para casa em segurança, além de poder freqüentar uma biblioteca pública, um teatro, cinema, etc.
Que me desculpem os atletas da nossa seleção, mas o exemplo que nos mostraram no jogo contra a França não deve ser seguido por nenhum brasileiro.
Perder ou ganhar faz parte de qualquer jogo, a questão é como se joga. A falta de esforço conjunto e companheirismo dentro de campo foi, ao meu ver, um dos grandes fatores que levaram o Brasil a sair da COPA.
Assim é também uma sociedade, quando a população age individualmente ou simplesmente não age em momentos de dificuldade e falta de perspectiva, todos saem perdendo.
Não existe vencedor ou perdedor em uma sociedade justa. O que faltam são regras que dêem condições para que todos possam jogar e ganhar o direito de participar e viver de maneira digna e humana.
Faça parte deste time. Passe a bola para seu vizinho, seu amigo, seu próximo e todos juntos faremos muitos gols todos os dias.
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)