Entre os dias 23 de abril a 04 de maio será realizada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacinação contra o vírus Influenza (gripe) é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para pessoas com idade acima de 60 anos, pois os coeficientes de mortalidade aumentam significativamente nessas pessoas quando contraem gripe do vírus influenza.
Os números finais da campanha de 2006 totalizaram 810.974 doses aplicadas da vacina. No grupo com idade entre 60 e 64 anos, a adesão foi de 70,3%, superando os índices do ano anterior, que foi de 68,3%. A cobertura vacinal da população com 65 anos ou mais foi de 82,9%.
Na Capital, a população na faixa etária com 60 anos ou mais está estimada em mais de um milhão de pessoas. Para sensibilizá-los a participarem da vacinação a Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA está preparando diversas estratégias para divulgação e contará com o apoio dos seguintes parceiros: SPTrans, Abrabin, Cesta Nobre, Farmais, CPTM, Samcil, Pastoral, SESC, Socicam, Nossa Caixa, Sonda Supermercados, Clube Pinheiros, Intermédica e ACM.
A COVISA está organizando uma ampla mobilização dos profissionais e equipamentos da rede de saúde municipal para o fácil acesso à vacinação de todo cidadão com mais de 60 anos. A vacina, que é gratuita, será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Equipes de vacinação percorrerão asilos, casas de repouso e outras instituições que abriguem a população da terceira idade. Já os acamados podem ser vacinados em casa, desde que sejam cadastrados na UBS mais próxima de sua residência, para isso um familiar ou responsável deve levar um documento da pessoa a ser vacinada e um comprovante de residência.
Dúvidas mais freqüentes:
1- Como se prevenir contra a gripe?
Só a vacina previne contra gripe causada pelo vírus influenza.
2- A vacina protege mesmo contra a gripe?
A vacinação não só protege, como reduz o risco de doenças respiratórias, pneumonia, e eventual morte causada por esta gripe.
3- Quem deve ser vacinado contra a gripe?
Todas as pessoas com 60 anos ou mais devem ser vacinadas, principalmente aquelas com câncer, os diabéticos, os hipertensos e as pessoas com doenças pulmonares crônicas.
4- A vacinação contra gripe tem efeito imediato?
Não, a vacina demora cerca de duas semanas para fazer efeito. Por isso a campanha acontece no período do outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.
5- A vacina deve ser tomada anualmente?
Sim, a vacina contra a gripe deve ser tomada todo ano, pois o vírus se modifica constantemente.
6- Como a gripe é transmitida?
Sua transmissão acontece através de gotículas que estão no ar e que contém o vírus influenza, sendo altamente transmissível e passa rapidamente de uma pessoa para outra.
7- Por que tendo 60 anos ou mais devo me vacinar também contra o tétano?
Porque o tétano é uma doença bastante grave, causa infecção água e é fácil de ser contraída no dia a dia. Em casos extremos pode até levar à morte.
8- Uma vez vacinada contra o tétano, a pessoa está livre de contrair a doença para sempre?
Não. Para a proteção efetiva contra o tétano são necessárias três doses da vacina, aplicadas a intervalos regulares, conforme orientação da unidade de saúde e uma dose de reforço a cada 10 anos.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)