O Ministério da Saúde inicia no sábado, dia 25/04, a Campanha de Vacinação contra a Gripe para as pessoas com mais de 60 anos. A vacinação será realizada no período de 25 de abril a 8 de maio de 2009. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que a campanha consiga abranger 80% da população nesta faixa etária.
A vacinação é voltada para os idosos, pois as complicações em decorrência da gripe acontecem com mais freqüência em pessoas com mais de 60 anos, informa a secretaria da saúde. ‘Doenças como pneumonia podem ser evitadas com medidas simples de prevenção que garantem maior qualidade de vida’, afirma a gerente de Imunização da Coordenação de Vigilância em Saúde, de São Paulo, Maria Lígia Bacciotti Ramos.
O órgão alerta que a vacinação preventiva reduz em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade da população com mais de 60 anos, em decorrência da gripe.
Foram investidos mais de R$ 162 milhões na compra das vacinas que serão aplicadas em aproximadamente 65 mil postos em todo o país. O ministério alerta que a relação de postos de saúde deve ser verificada com a secretaria de saúde de cada cidade.
A Secretaria da Saúde do município de São Paulo informou que mais de 640 postos participarão da campanha em toda a cidade, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No ano passado, cerca de 840 mil pessoas receberam a imunização.
A vacinação é gratuita e será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8 às 17 horas. Equipes atuarão em asilos, casas de repouso e outras instituições que abriguem a população com idade maior ou igual a 60 anos. Já os acamados podem ser vacinados em casa, desde que sejam cadastrados na UBS mais próxima de sua residência. Para isso, um familiar ou responsável deve levar à unidade um documento da pessoa a ser vacinada e um comprovante de residência.
Também os profissionais de saúde, em razão da própria atividade exercida, deverão se prevenir, vacinando-se contra o vírus Influenza (gripe), uma vez que se encontram num dos grupos considerados de risco acrescido.
A vacinação contra o vírus Influenza (gripe) é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para pessoas com idade maior ou igual a 60 anos, pois a taxa de mortalidade por complicações da gripe aumenta significativamente nessa faixa etária.
A relação dos postos de vacinação pode ser consultada no link abaixo, em “mais sobre o assunto”, ou pelo telefone 156.
Perguntas mais freqüentes sobre gripe e vacinação:
1- Como se prevenir contra influenza (gripe)?
Só a vacina previne contra gripe causada pelo vírus influenza.
2- A vacina protege mesmo contra influenza (gripe)?
A vacinação não só protege como reduz o risco de doenças respiratórias, pneumonia, e eventual morte causada por esta gripe.
3-Quem deve ser vacinado contra influenza (gripe)?
Durante a Campanha de Vacinação todas as pessoas com idade igual ou acima de 60 anos.
Também serão atendidos grupos populacionais considerados de maior risco como:
Pessoas com doenças crônicas: cardiovasculares, pulmonares (inclusive asma), renais, metabólicas (diabetes mellitus) e hepáticas.
Pessoas com hemoglobinopatias, asplenia anatômica ou funcional e uso crônico de ácido acetil salicílico.
imunodeprimidos: transplantados, com neoplasias, infectados pelo HIV.
Doadores de medula óssea e órgãos sólidos.
trissomia;
Doença neurológica incapacitante.
Implante de cóclea;
Fibrose cística.
Profissionais de saúde.
Pessoas que convivem intimamente (no mesmo domicílio ou cuidadores informais) com pacientes nas situações anteriores, no sentido de reduzir a transmissão da doença aos mesmos. Reiteramos que a vacinação dos grupos de risco poderá ser realizada no mesmo período da Campanha.
4- A vacinação contra influenza (gripe) tem efeito imediato?
Não, a vacina demora cerca de duas semanas para fazer efeito. Por isso a campanha acontece no período do outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.
5- A vacina deve ser tomada anualmente?
Sim, a vacina contra influenza (gripe) deve ser tomada todo ano, pois o vírus se modifica constantemente.
6- Como a gripe é transmitida?
Sua transmissão acontece através de gotículas que estão no ar e que contém o vírus influenza, sendo altamente transmissível e passa rapidamente de uma pessoa para outra.
7- Por que tendo 60 anos ou mais devo me vacinar também contra o tétano?
Porque o tétano é uma doença bastante grave, causa infecção aguda e é fácil de ser contraída no dia a dia. Em casos extremos pode até levar à morte.
8- Uma vez vacinada contra o tétano, a pessoa está livre de contrair a doença para sempre?
Não. Para a proteção efetiva contra o tétano são necessárias três doses da vacina, aplicadas a intervalos regulares, conforme orientação da unidade de saúde e uma dose de reforço a cada 10 anos.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)