O mundo está prestes a estabelecer um novo tratado internacional sobre o clima, que irá substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012. O assunto será debatido na Conferência de Copenhague, no próximo dia 7 de dezembro, na Dinamarca.
Com o objetivo de mobilizar a opinião mundial (dos governos e de toda a população) para a conferência, a fundação americana 350.org instituiu o dia 24 de outubro como o Dia Internacional pela Ação Climática, na tentativa de mostrar que o planeta precisa reduzir o nível de dióxido de carbono na atmosfera, fazendo-o voltar ao patamar de 350 ppm (partes por milhão), que há 200 anos era de 275 ppm e hoje alcança o alarmante número de 384,75 ppm.
Milhares de pessoas foram às ruas em várias cidades do mundo como Sydney, Nova York, Paris, Londres e Berlim para participar dos mais de 5.200 eventos simultâneos que envolveram 181 países.
Em Sydney, na Austrália, milhares de pessoas formaram o número 350 com seus corpos nas escadas da Ópera de Sydney, e os sinos da catedral tocaram 350 vezes.
Em Londres, na Inglaterra, mais de 600 pessoas se reuniram à beira do Tâmisa para formar o número 5. Uma foto aérea desta reunião será agregada a outras que formaram, em outras partes do mundo, os números 3 e 0, para escrever o número 350, de acordo com uma porta-voz da ONG “Campaign against Climate change”.
Em Nova York, nos Estados Unidos, uma centena de militantes se reuniu sob uma chuva fina com cartazes nos quais aparecia o número 350.
Em Estocolmo, na Suécia, 30 manifestantes se reuniram no centro da cidade exigindo discussões “imediatas” sobre o clima.
Em Berlim, na Alemanha, 350 militantes, muitos dos quais usavam máscaras da chanceler alemã Angela Merkel, se reuniram diante do Portão de Brandenburgo, no centro da cidade.
Na cidade sérvia de Novi Sad, 350 pessoas formaram o número 350 com seus corpos. Em Praga, 30 militantes ecologistas distribuíram 350 balões pretos com a inscrição “CO2”.
No Brasil, mais de 150 eventos em todas as capitais brasileiras e muitas cidades e localidades do interior expressaram a preocupação dos cidadãos e cidadãs brasileiros com as mudanças climáticas (mais sobre os eventos no Brasil, na notícia II).
O Portal Terceira Idade, uma das entidades oficialmente filiadas à fundação 350.org, participou com o concurso online “Eu posso salvar o planeta?” (conheça o vencedor o concurso na matéria de capa).
Para o bem do futuro dos nossos filhos e netos, resta torcer para que o mundo reduza o CO2, causador do efeito estufa, e nosso clima volte ao que era antes, antes que seja tarde demais.
Algumas cidades do mundo que participaram do evento:
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)