Entre os mais de 2,5 milhões de pessoas que comemoravam a virada do ano na Avenida Paulista, em São Paulo, estava Universo Alvarez Fernandes (foto), de 76 anos, vestido de um personagem que ele mesmo chamou de “UniMedalhas”.
Vestido com medalhas de campeonatos por todo o corpo, seu objetivo era fazer um protesto: o de pedir que a Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro, tenha modalidades também para idosos.
Universo, que há dez anos compete em provas de travessia de mares e represas e já ganhou medalhas em campeonatos realizados no litoral de São Paulo, diz que quer competir nos Jogos de 2016. “Eu sei nadar os quatro estilos da natação, mas gosto mesmo das provas mais longas, de 1 km”, conta orgulhoso.
Desde a criação dos primeiros jogos olímpicos, no ano de 776 AC, na Grécia Antiga, as olimpíadas não oferecem campeonatos especificamente dedicados à 3ª idade. Mas, mesmo não havendo uma categoria específica para idosos, o medalhista olímpico mais velho da história foi o sueco Oscar Swahn que, aos 72 anos, fez parte da equipe que ficou com a prata no imperdoável “tiro duplo ao veado”, em 1920 na Antuérpia.
Já para os atletas com deficiência ou com necessidades especiais, foi criada, em Roma em 1960, a Paraolimpíada. Desde então, os Jogos Paraolímpicos são organizados a cada quatro anos, sempre no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Em decorrência do crescimento do esporte adaptado, foi criada, em 1964, a Organização Internacional de Esportes para Deficientes (ISOD).
Cerca de 12.500 atletas de 205 países estarão disputando medalhas em 28 modalidades na próxima Olimpíada, que ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. O local de abertura e encerramento será o Estádio do Maracanã, no Rio.
E, enquanto o desejo do “Sr. Universo” não se realiza, resta torcer para que mais atletas da 3ª idade conquistem o maior número possível de medalhas na Olimpíada de 2016!
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)