O Canadá, país localizado na América do Norte, possui o segundo maior território do mundo, superado somente pela Rússia. Ocupa uma área de 9 milhões de quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 33,3 milhões de habitantes. No Brasil, somos quase 185 milhões de habitantes (dados de 2007), ocupando uma área semelhante.
A população canadense é formada por povos autóctones (naturais do país ou da região em que habitam), asiáticos, e, principalmente, europeus (origem Britânica 40% e francesa 25%). Esse último dado faz com que o país possua duas línguas oficiais: inglês e francês. A província do Quebec é a única francofônica (cuja língua dominante é o francês) das 10 províncias (estados) do Canadá.
Em recente visita à província do Quebec, no Canadá, o Portal entrevistou a Deputada Federal Nicole Demers, 60 anos, que, através de seu partido de oposição, o Bloc Québécois, defende os direitos da mulher. Leia, abaixo, a entrevista:
Portal Terceira Idade: Deputada, conte-nos um pouco sobre seu trabalho no Governo.
Deputada Nicole Demers: Atualmente, sou membro do Parlamento do Canadá, o que vocês, no Brasil, chamariam de Deputada. Luto pelos direitos da mulher e da criança há mais de 40 anos. Em 2003, recebi um prêmio do Governo do Canadá por meu trabalho no Comitê de Defesa dos Direitos da Mulher.
Portal: Como a Senhora vê a questão da cidadania no Quebec?
Deputada: Nós do Quebec temos uma visão muito clara sobre como devemos tratar nossos cidadãos. Todos devem ter direito a serviços para a criança, saúde pública, períodos de descanso para mães e pais que acabaram de ter seus filhos, entre outros. Nós pagamos mais impostos para que possamos receber em troca melhores serviços de assistência do governo. Eu acredito que todo cidadão tem o direito de viver com dignidade e respeito, do momento em que nasce até a velhice.
Portal: O Canadá é conhecido como um país que recebe e ajuda refugiados de muitos países.
Deputada: Em minha opinião, é ótimo termos pessoas de várias partes do mundo. Compartilhando músicas, filmes, gastronomia, enfim, uma maior diversidade de culturas, com certeza isso nos leva a tornar-nos uma nação melhor.
Portal: Sobre a questão das mulheres, Deputada, a Senhora recebe muitos casos de abuso ou maus tratos?
Deputada: Há algumas semanas atrás, recebi a visita de uma mulher do Congo (África), contando-me uma história muito triste sobre como as mulheres e crianças em seu país são maltratadas. Lá, eles matam mães na presença de seus filhos, amedrontando-os para, então, segui-los como soldados. Lembro-me, também, do caso da menina brasileira que foi estuprada pelo seu padrasto e de como a igreja reagiu à questão do aborto da futura criança. Consegui fazer com que o governo canadense enviasse cartas ao Brasil mostrando nossa opinião a respeito.
Portal: Obrigada pela entrevista, Deputada Nicole.
Deputada: Eu é que agradeço, e espero vê-los em breve novamente.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)