Dados do Ministério da Saúde mostram que até as 19h da última quinta-feira, dia 12, apenas 55,97% da população que faz parte do grupo de risco já havia sido vacinada contra a gripe no país. A meta da campanha era vacinar 80% do público alvo: idosos com mais de 60 anos, gestantes e crianças entre 6 e 23 meses.
Os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e Alagoas, além da capital de Mato Grosso do Sul, estenderam campanha até dia 20.
No Distrito Federal, e nos estados de Roraima e Mato Grosso, o prazo foi ampliado até o dia 27.
No Ceará, a vacina poderá ser tomada até 13 de junho, informou a Secretaria Estadual de Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a vacinação, que terminaria nesta sexta-feira (13), até o dia 20 de maio. A prefeitura de Belo Horizonte e o estado de Minas Gerais também prorrogaram o prazo para vacinação até o próximo dia 20.
“O Rio de Janeiro também anunciou a prorrogação do prazo. Até quinta-feira, mais de 530 mil pessoas foram vacinadas no capital fluminense, o que equivale a aproximadamente 57% da meta”, afirma Maria Cristina Lemos, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a capital também estendeu a campanha, uma vez que, no município, foram vacinadas 63,02% do total esperado. O pior resultado é do grupo de gestantes, onde só 35% se vacinaram.
Na Bahia e no Paraná, a adesão também foi menor do que a esperada. Entre os baianos, apenas 47% das pessoas que deveriam ser imunizadas foram aos postos de saúde no estado até sexta-feira, dia 13, último dia previsto da campanha.
Em Curitiba, nem a metade das gestantes previstas receberam a vacina. A meta estipulada para a cidade era de 25.527, mas até a quinta-feira, dia 12, apenas 11.274 foram imunizadas. O grupo de pessoas com mais de 60 anos foi o que mais respondeu a campanha na capital do Paraná. Dos 191.740 idosos que deveriam ser imunizados, 145.681 já estão protegidos. No caso das crianças, até um ano, foram imunizadas 26.483 das 37.994 previstas.

Jornalista pela Unimar (Universidade de Marília) e autora do livro ‘Vivendo’ (clique aqui para falar com a colunista)