Recentemente, conheci aqui em Marília uma figura maravilhosa! Com um sorriso de criança estampado no rosto o tempo todo, o radialista Jurandir de Oliveira, 83 anos, ou ‘Mestre Sabú’, como é conhecido, me falou um pouco sobre o difícil início de sua carreira, sua trajetória para chegar a ser locutor oficial dos carnavais de São Paulo e o segredo para permanecer tão jovem, na mente e no corpo.
Mineiro de Itajubá, chegou a São Paulo com 13 anos de idade, em 1940. Começou lavando carros e chegou a dormir em bancos nas praças da República e da Luz, no centro da cidade. “Vim para São Paulo sem dinheiro no bolso, lugar para morar ou gente conhecida para me acolher”, relembra. O pouco que ganhava gastava em gafieiras como a Som de Cristal, uma das mais famosas na época.
Nas gafieiras, aprendeu a tocar bongô e pandeiro. Com seu bongô, conseguiu vaga na orquestra da TV Record, onde acompanhou artistas internacionais como Nat King Cole, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e Sammy Davis Jr. Em 1958, chegou a ter o seu próprio programa de TV, o “Quanda Canta Sabú”, no canal 7 da TV Record.
Começou a transmitir o carnaval em 1978, quando as escolas ainda desfilavam na Avenida Tiradentes, no centro de São Paulo. Desde então, seu refrão “A passarela é de vocês! Arrepia, rapaziada!” abre os desfiles de carnaval no sambódromo de São Paulo.
Com muita energia e vontade de trabalhar, Sabú comanda, atualmente, um programa de TV e um de rádio em uma cidade no interior de São Paulo.
Quando lhe perguntei qual é o segredo para se manter sempre tão jovem e ativo, ele respondeu, sorrindo: “A força é tudo do ‘homem lá em cima’. A gente colhe aquilo que a gente planta. Eu planto sorrisos”.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)