Você se lembra de como se sentiu quando leu pela primeira vez? É bem provável que não, parece até que já nascemos lendo! Mas, com certeza, deve ter sido um momento mágico.
Claro que existem leituras necessárias e importantes para o nosso dia a dia, mas será que você já experimentou escolher um assunto do seu gosto e, então, passar em uma livraria, um sebo ou uma banca de jornais e comprar um livro, uma revista ou mesmo um gibi? Gostar de ler não significa apenas ler clássicos da literatura, poesias ou obras primas. O importante é escolher um tema que você gosta e tem interesse.
De repente, você pode até se tornar um(a) leitor(a) insaciável, já que existe uma infinidade de obras e autores. É bom perceber que, quando você está lendo, você tem toda a liberdade do mundo de imaginar e criar o cenário da história, os personagens e até as cores e o cheiro das imagens que lhe vierem à cabeça.
Então, aproveite! Você vai descobrir quantos mundos diferentes existem por aí nas prateleiras de uma livraria, em um sebo, na internet ou até na sua própria estante.
Aproveitando o assunto, não deixe de visitar a 3ª Feira do Livro, uma iniciativa do Colégio Cristo Rei. A feira, que acontece entre os dias 15 e 17 deste mês, nas instalações do colégio, terá uma programação intensa e cheia de novidades na área da literatura, teatro, música e poesia.
Para chamar atenção da população e provocar reflexão sobre a inclusão e a acessibilidade, a Feira do Livro terá um estande para expor todos os recursos, equipamentos e tecnologias assistivas que sustentam o trabalho cotidiano de pessoas com deficiência: livros adaptados em Braille e em tipos ampliados, softwares com sintetizador de voz, jogos e materiais pedagógicos para deficientes intelectuais, entre outros.
Você vai poder, também, participar de uma experiência única: a instalação ‘Corredor Sensorial’, que proporcionará aos visitantes a oportunidade de experimentar a vida e o mundo de uma forma bem diferente e divertida.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)