Quando crianças, nossos super-heróis eram nossos pais. Para muitos de nós, naquele momento, eles eram perfeitos: corajosos, indestrutíveis e infalíveis. Com o passar dos anos, começamos a perceber que nosso pai ou nossa mãe são seres humanos normais e, como todo mundo, eles também tinham seus medos, fraquezas, imperfeições e, infelizmente, nem sempre conseguiam resolver os nossos problemas e, muitas vezes, nem mesmo os deles próprios.
Então começamos a ver TV, ler gibis e ir ao cinema. E encontramos, novamente, um mundo repleto de super-heróis para todos os gostos: Super-Homem, Batman, Hulk, Homem-Aranha, Mulher Maravilha… A maioria desses heróis surgiu em épocas de guerra, crises sociais e políticas.
E na vida real, existem super-heróis? Talvez você seja um deles. Heróis são os milhares de pessoas anônimas que fazem o que acham que devem fazer em determinado momento. Vão além dos seus próprios limites, lutando pelo que acreditam que seja bom para si mesmos e, especialmente, para todos ao seu redor.
Bem, isso não quer dizer que você vai sair voando por aí ou vestindo a roupa da Mulher Maravilha.
Infelizmente, desde o “achamento” do Brasil até hoje, poucas coisa mudaram. Quando da chegada dos “super-heróis portugueses” à nossa terra, eles se encantaram com nossos índios, o pau-brasil, o ouro, a terra fértil e a facilidade de adquirir tudo e todos que aqui estavam através da violência e do aculturamento.
Brasil, data estelar: 2012. Temos a felicidade de estarmos inseridos na política da globalização. Será que isso dá o direito aos nossos “super governantes” de venderem uma imagem falsa de bem-estar da nossa população e até emprestar dinheiro para países pobres?
PS 1: Acho que seria bom o “Super Brasil” emprestar dinheiro para o Brasil também!
PS 2: Antes de sair de casa, não esqueça seus óculos com visão de raio X, seu cinto de mil e uma utilidades, sua capa voadora, etc, etc, etc… Com certeza, você vai precisar de todos eles!

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)
1 Comentário
A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
as pessoas a lugares que nunca imaginou, porém tem
alguns artigos na internet que é pura perda de tempo.
Posso afirmar esse seu artigo ajudou muito e também é
extremamente útil. Obrigado pela informação e
compartilhei no meu facebook.