As férias estão acabando. Você já arrumou seu material escolar?” Todos nós temos boas lembranças de como era gostoso colocar na mochila o estojo, lápis, cadernos, canetinhas e livros. Naquela época, as canetas usavam tinteiros e, para colar algo no papel, era preciso usar goma e pincel.
Mas esses bons tempos não precisam ficar só na lembrança…
Milhares de pessoas em todo o País com idade acima de 60 anos estão voltando a estudar. As UNATIs, Universidades Abertas à Terceira Idade, possibilitam ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.
A Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor universidade da América Latina entre as 200 melhores faculdades latino-americanas, segundo ranking divulgado pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds em junho do ano passado, está oferecendo mais de 4 mil vagas em cursos para a Terceira Idade em 2013.
O programa Universidade Aberta à Terceira Idade da USP, que completa 20 anos em 2013, acaba de lançar o novo catálogo de atividades do primeiro semestre deste ano. Serão oferecidas 4.319 vagas gratuitas em 322 cursos, entre disciplinas dos cursos de graduação da USP e atividades complementares físico-esportivas e didático-culturais, entre eles: engenharia, artes, direito, astronomia e saúde.
Os cursos são oferecidos na capital paulista e em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos, no Estado de São Paulo.
Os primeiros cursos para a terceira idade aconteceram em 1993, após a Universidade de São Paulo ter aprovado, no ano anterior, a proposta apresentada pelo Instituto de Psicologia para criação do projeto de Universidade Aberta à Terceira Idade. Em 20 anos, mais de 100 mil alunos da terceira idade passaram pelo programa, cujo objetivo é promover conhecimento nas áreas de interesse dos idosos e, ao mesmo tempo, estimular a troca de saberes entre as gerações.
Para participar, é preciso ter no mínimo 60 anos e cumprir as exigências das disciplinas. Os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade têm direito a um comprovante de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. As vagas são limitadas. Confira, abaixo, como se inscrever.
O sinal para a aula começar já vai tocar. Você já arrumou a sua mochila?
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)