Em janeiro de 2011, o Portal lançou a campanha “Diga não à violência contra o idoso!”, com o objetivo de sensibilizar os internautas a enviar denúncias de violência contra a pessoa idosa, seja de situações na própria família, ou entre amigos e vizinhos.
Muitas denúncias já foram recebidas – não publicadas no Portal, para proteger as identidades dos autores dos relatos – e analisadas pelos advogados do Portal para encaminhamento ao Observatório Nacional do Idoso, órgão ligado à Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, que tem mecanismos e instrumentos institucionais que viabilizam o cumprimento das políticas de garantia dos direitos da pessoa idosa.
Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
No dia 15 deste mês, mais uma vez vários países celebram o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi criada pela Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos (INPEA, na sigla em inglês), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2006 com o objetivo de despertar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.
A violência, não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes, a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a eles. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas.
No Brasil, 65% dos idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral: as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta de leitos hospitalares para idosos. No nível doméstico, só é relatado como abandono por partes das famílias.
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República lançou em dezembro de 2005 o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. No documento são expressas as competências e ações dos Ministérios e a co-responsabilização dos estados e municípios no desenvolvimento de ações para o enfrentamento da violência a pessoa idosa no território nacional.
Campanha do Portal Terceira Idade:
“Diga não à violência contra o idoso – Denuncie!”
Nós, do Portal, sabemos que ainda existe um caminho muito longo para extirpar este mal de nossa sociedade. Para uma ação prática e imediata, criamos a Campanha “Diga não à violência contra o idoso – Denuncie!”, um canal direto com nossos advogados e especialistas na área, no qual você pode fazer uma denúncia e, se preferir, manter seu anonimato (clique na figura abaixo).
Coordenadora da Campanha “Seja um Cuidador Voluntário” do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)