Incontinência não é uma doença, é um sintoma. A incontinência é um problema comum de grande impacto, tanto em nível pessoal como social: 4,4% da população mundial sofre de incontinência. Destas pessoas, 75% são mulheres e os 25% restantes são homens.
Ser continente significa que você tem o controle sobre a sua bexiga. Você pode reter e deixar a urina sair quando desejar.
A incontinência significa perda do controle da bexiga. Ocorre quando alguma das partes do sistema urinário falha em seu funcionamento. As mulheres estão mais propensas a desenvolver incontinência do que os homens, devido às diferenças em sua estrutura orgânica interna.
Por ser tratado como tabu em nossa sociedade, não se dá a este problema a importância que ele merece, em parte, devido à falta de informações, fazendo com que muitas pessoas escondam seu problema, passando a considerá-lo algo normal, que surge, por exemplo, com o passar dos anos, depois de vários partos ou que se apresenta com o esforço, o que, em muitos casos, faz com que a pessoa afetada se isole socialmente.
Preocupada em levar à população informações sobre um dos problemas de saúde mais comuns do nosso tempo, a TENA, líder mundial em produtos para incontinência urinária e parceira de conteúdo cultural do Portal Terceira Idade, produziu um guia completo que traz, de uma maneira prática e ilustrada, tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Você pode visualizar o ‘Guia Completo Sobre a Incontinência – TENA’ clicando no botão abaixo, ou salvá-lo no seu computador para lê-lo com calma mais tarde.
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)