A proteína é uma necessidade vital na dieta do homem e dos animais. Na realidade, do que se necessita não é a própria proteína, mas dos aminoácidos dos quais ela é formada.
Os aminoácidos, combinados entre si, formam milhares de proteínas diferentes. Para que o organismo possa usar e sintetizar as proteínas de modo eficaz, todos os aminoácidos essenciais devem estar presentes nas devidas proporções.
De quanta proteína você realmente necessita?
Cada pessoa tem necessidades diferentes, dependendo de uma série de fatores como: saúde, idade e tamanho. Quanto maior e mais jovem for, tanto mais necessitará.
As proteínas mais completas são encontradas em alimentos de origem animal, como: carne, aves, frutos do mar, ovos, leite e queijo.
Agora, uma pergunta que causa muita polêmica: As pessoas que não comem carne ficam com carência de proteínas e aminoácidos?
Há controvérsias sobre o assunto.
Os vegetarianos defendem a substituição da proteína da carne pela proteína dos alimentos de origem vegetal, como as sementes, nozes, ervilha, grãos e feijões, principalmente a soja.
Essa corrente acha que o vegetarianismo é sinônimo de maior resistência física e vida saudável.
Os defensores da carne dizem que os benefícios não são poucos. Elas são fonte de proteínas, vitaminas, minerais, ferro; atua no desenvolvimento corporal e cerebral de crianças e adolescentes; proporciona benefícios para os atletas, etc.
De que lado você esta? Não importa!
O importante é ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada.
Se você quiser saber mais sobre soja e como aproveitar a sua versatilidade, espere até a próxima coluna, onde abordaremos esse assunto: “Os benefícios da soja”.
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)