O café faz parte do nosso dia-a-dia. No café da manhã, em uma reunião de negócios, quando recebemos uma visita em nossas casas, nas empresas, depois das refeições, ou quando queremos dar “aquela paradinha” no nosso trabalho.
O café é uma das bebidas mais populares. Seu sabor e aroma são apreciados no mundo todo. Ele é servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado.
Ele é uma bebida muito importante para o Brasil. Somos o maior produtor mundial de café e o segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
De onde veio esta bebida tão apreciada? Ela tem suas origens bem longe, na Abissínia (Etiópia). Antes do século XVII nenhuma muda de café havia sido plantada na África e Arábia. Somente há três séculos chegou ao mundo ocidental. Chegando primeiro a Veneza, o café foi conquistando as cidades da Europa e depois a América, mudando então o estilo de vida daquela época.
O café chegou ao Brasil por volta de 1727 e, já no final do século, o país adqüiriu supremacia na produção mundial de café, o que acontece até os nossos dias.
O café faz bem ou mal à saúde? A ação do café no organismo humano é discutida atualmente por muitas pesquisas científicas, mas as evidências são que o café tem uma influência positiva no corpo humano.
Enquanto as pesquisas continuam, vamos beber o nosso cafezinho em quantidades equilibradas. Tudo em excesso pode fazer mal. Em quantidades moderadas (até 04 xícaras por dia), a cafeína não é prejudicial à saúde humana.
Veja, abaixo, algumas regras fundamentais para a preparação de um bom café de coador:
– Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte.
– Os coadores de pano devem ser lavados só com água, nunca com detergente ou alvejante. A água utilizada deve ser pura e limpa, de preferência filtrada ou mineral.
– Use a medida certa. Utilize 80 a 100 gramas de pó (mais ou menos 5 a 6 colheres de sopa) para 1 litro de água.
– A água deve estar na temperatura entre 90º e 100º C (não precisa ferver).
– Nunca reutilize o café usado (a borra), nem misture com o café fresco.
– As garrafas térmicas devem ser bem limpas e de uso exclusivo do café.
– Deguste com prazer uma bebida fresca, um café preparado na hora, ou o mais recente possível. A característica do café é ir deteriorando-se lentamente, por isso, um café feito há mais tempo não tem o mesmo sabor agradável de um café fresco.
O café pode ser usado como ingrediente em muitas receitas de bebidas, tortas, balas, bolos, etc.
Você quer experimentar seus dons na cozinha?
Clique no link abaixo e confira algumas receitas que utilizam café.
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)