Como é tradição servir pratos feitos com bacalhau nesta semana de Páscoa, é interessante conhecermos um pouco mais sobre este peixe tão apreciado e conhecido de todos.
O bacalhau é nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em sais minerais e vitaminas. É muito saudável e diet por natureza. Ele habita as águas geladas do Atlântico Norte, sendo encontrado nos mares da Noruega, Rússia, Islândia e Canadá.
Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, nas águas geladas do Atlântico Norte na época das grandes navegações, pois precisavam de produtos que não fossem perecíveis e que suportassem as longas viagens de travessia pelo Atlântico. Foram eles os primeiros a ir pescá-lo na Terra Nova (Canadá), que foi descoberta em 1497.
Imediatamente o bacalhau virou um hábito alimentar em Portugal, tornando assim os portugueses os maiores consumidores deste peixe no mundo, chamado por eles carinhosamente de “fiel amigo” até hoje.
A Igreja Católica, na época da Idade Média, mantinha um rigoroso calendário onde os cristãos deveriam obedecer os dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes consideradas “quentes”. O bacalhau era uma comida “fria”, e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum, passando a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.
No Brasil, o hábito de comer bacalhau começou com a vinda da côrte portuguesa, no início do século XIX. A primeira exportação oficial deste peixe aconteceu em 1843, da Noruega para o Brasil, e hoje é da Noruega que chega 90% do bacalhau consumido no país.
Após a 2ª Guerra Mundial, com a escassez de alimentos em toda a Europa, o preço do bacalhau aumentou, diminuindo o consumo popular, e o rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito. Mas a tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até hoje, principalmente nas principais festas cristãs: a Páscoa e o Natal.
Se o bacalhau não está com os preços atraentes, você pode optar por peixes brasileiros, encontrados frescos nas feiras e mercados e fazer com eles pratos deliciosos.
Boa Páscoa!
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)