A Tocha Olímpica, atualmente, é acesa vários meses antes da Olimpíada em Olímpia, na Grécia, onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acendida pela luz do Sol, com seus raios concentrados por um espelho parabólico.
A origem da Tocha Olímpica remonta à Grécia Antiga, onde o fogo era mantido durante toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. É considerada um importante ícone das Olimpíadas, simbolizando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus. Devido ao seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então.
O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido somente em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, com seu revezamento terminando um dia antes da cerimônia de abertura dos jogos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e é, geralmente, uma celebridade esportiva do país anfitrião. O Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento do evento.
Em 2008, o revezamento da Tocha Olímpica, que terá o tema “Jornada de Harmonia”, durará 130 dias e o percurso terá 130 mil km, a distância mais longa de todos os revezamentos até hoje. Depois de ser acesa em Olímpia (Grécia), a Tocha Olímpica seguirá até o Estádio Panathinaiko, em Atenas, chegando em Pequim (China) em 31 de março.
A partir de Pequim, a Tocha Olímpica seguirá um percurso que passará por seis continentes (veja infográfico abaixo):
– Pequim (China);
– Almaly (Cazaquistão);
– Istambul (Turquia);
– São Petersburgo (Rússia);
– Londres (Reino Unido);
– Paris (França);
– São Francisco (EUA);
– Buenos Aires (Argentina);
– Dar es Salaam (Tanzânia);
– Muscat (Omã);
– Islamabad (Paquistão);
– Mumbai (Índia);
– Bancoc (Tailândia);
– Kuala Lumpur (Malásia);
– Jacarta (Indonésia);
– Canberra (Austrália);
– Nagano (Japão);
– Seul (Coréia do Sul);
– Pyongyang (Coréia do Norte);
– Ho Chi Minh (Vietnã);
– Hong Kong (China) e
– Macau (China).
Depois de chegar na China continental, a tocha fará caminho por 32 províncias, começando na de Hainan e terminado na cidade de Pequim. O revezamento da Tocha Olímpica também incluirá uma tentativa de levar a chama até o topo do Monte Everest.

Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)
1 Comentário
Oi, tudo bem ? gostei do site ! sempre que puder voltarei
aqui para acompanhar suas publicações. muito bom !
abraços de toda a equipe do http://www.fatosefatos.com