Os principais colunistas do Portal Terceira Idade foram entrevistados pelo recém-lançado site da TV Cultura, o IPTV Cultura, durante o evento do Campus Party, para falar sobre inclusão digital na terceira idade (veja link para Notícia II, ao lado).
Após a entrevista, recebi o convite para participar de outro debate, dessa vez com a moçada de 16 a 25 anos, no qual o tema era o uso da internet para encontros pessoais, e me pediram para falar sobre o público do Portal e se eles também buscam encontrar amigos e parceiros pela internet.
Achei interessante ouvir primeiro a moçada contando suas experiências em blogs (tipo de diário pessoal para publicação de idéias e comentários) e no Orkut (espaço onde você publica o seu perfil).
Bem, eles disseram que, mesmo sendo jovens e saindo nos fins de semana com seus amigos, achavam importante buscar parceiros(as) na internet, pois alguns são muito tímidos e outros já queriam conhecer o perfil de um futuro(a) parceiro(a) para, então, marcar um encontro.
Falei que no Portal nós temos um mural de encontros por afinidades, amizades e, também, para busca de parceiros, disponibilizando o seu perfil no ‘Mural de Amizades’. Destaquei que a “moçada” da terceira idade se sentia mais segura em buscar encontros através do Portal.
Curiosamente, durante o bate-papo, percebi que eles possuem os mesmos receios e ansiedades do público do Portal, mesmo sendo jovens! Talvez porque hoje em dia, nas grandes cidades, as pessoas estão realmente muito temerosas em se expor ou, como se dizia antigamente, dar aquela boa e velha “cantada olho no olho”.
Eles, por sua vez, se surpreenderam em saber que o pessoal mais velho continua buscando parceiros(as) e que também usam a internet como uma ferramenta de aproximação!
Depois de ouvir várias histórias dos garotos e garotas que estavam presentes ao bate-papo, cheguei à conclusão de que o ser humano possui os mesmos desejos, anseios e receios em todas as idades. E que a internet é um bom instrumento para um primeiro contato.
Mas o que vale mesmo é marcar um encontro e flertar ao vivo e em cores!

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)