A televisão, principalmente a TV aberta, não trata de maneira adequada as pessoas com mais idade. Há programas para crianças, adolescentes, esportistas e donas de casa. Mas, para os idosos, quase nada.
Com o aumento da expectativa de vida no país, formou-se um público novo que pouco se vê na TV, além do fato de haver poucos programas voltados para esta faixa etária. Por que será que isso ocorre?
Para buscar respostas para estas questões, o Programa Ver TV, da TV Câmara, em Brasília, realizou um debate, que foi ao ar no dia 16 de abril. Entre os convidados estavam Tony Bernstein, jornalista e diretora geral do Portal Terceira Idade, Renato Maia, geriatra e coordenador do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília e Theca de Castro, apresentadora do programa de televisão Bonde Alegria, produzido pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Durante os 55 minutos do programa, os convidados, mediados pelo jornalista Lalo Leal, mostraram seus pontos de vista sobre como a terceira idade é vista pela televisão.
Tony Bernstein destacou que a TV brasileira poderia desenvolver e oferecer programas voltados a este público, tanto em termos de conteúdo como em termos comerciais, uma vez que este público é, além de cidadão, um consumidor potencial, enfatizando que a terceira idade merece atenção tanto quanto a criança ou o adolescente. “Em outros países, como no Canadá, por exemplo, se respeita muito a pessoa com mais idade, em todas as situações. E há programas muito bons para a terceira idade”, enfatizou.
Renato Maia analisou o tempo gasto pelo público idoso e aposentado assistindo TV e como os programas de TV devem focar este público como os demais, sem considerá-lo como um gueto.
Theca de Castro falou sobre sua experiência no seu programa de TV Bonde Alegria, programa onde o idoso pode falar sobre assuntos escolhidos por eles mesmos, com total liberdade. “O programa é produzido por pessoas mais velhas e dirigido por jovens. Não queremos um programa voltado só para a terceira idade, queremos um programa voltado para todas as idades”, destacou.
Em um universo televisivo com poucas opções para a terceira idade, o debate realizado pelo programa Ver TV da TV Câmara mostrou-se uma excelente iniciativa para a questão abordada. Resta torcer para que as demais emissoras, tanto as de TV aberta, como as de TV paga, invistam em programações de conteúdo cultural, informativo e de entretenimento para esta faixa etária.
Clique no botão “play” (tocar) da TV acima, para assistir o 1º bloco do programa. Os dois blocos seguintes estão disponíveis nos links mencionados em “mais sobre o assunto”, abaixo.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)