O aprimoramento dos alimentos para uma boa saúde tem sido rapidamente absorvido pela população para garantir uma vida mais saudável e nutritiva. As prateleiras dos mercados estão cheias de produtos destinados a proporcionar o aumento da saúde e da longevidade.
Devido ao aperfeiçoamento dos métodos de cultivos, da alimentação dos animais e da biotecnologia, atualmente uma grande variedade de alimentos recebe ingredientes que previnem o aparecimento de doenças, e esta idéia não é tão nova assim. No século passado, o iodo já era adicionado ao sal para evitar o bócio.
É claro que atualmente os ingredientes são bem mais complexos, como, por exemplo, os fitonutrientes e as gorduras cardioprotetoras. Para caracterizar cada um desses ingredientes e seus objetivos, a indústria e o meio acadêmico criaram termos que nem todos compreendem corretamente. Conheça alguns deles:
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS:
São alimentos feitos a base de grãos (pão, farinha e cereais), que são “enriquecidos” com nutrientes como a riboflavina e o ferro. Mas não possuem o mesmo valor nutricional que os integrais, pois durante o seu processamento, fibras e fitoquímicos são perdidas. Por exemplo, a farinha integral tem níveis mais altos de nutrientes do que a farinha branca enriquecida.
ALIMENTOS FORTIFICADOS:
Estes alimentos tem o objetivo de proteger o organismo contra doenças crônicas, sendo fortificados com nutrientes como a vitamina D no leite, o antigo sal iodado, sucos com cálcio, cereais com vitaminas B-12, etc. São facilmente encontrados e ajudam na prevenção das deficiências do organismo.
ALIMENTOS FUNCIONAIS:
São todos os alimentos que façam bem a saúde além das necessidades básicas nutricionais, como os alimentos com propriedades farmacêuticas e os que parecem trazer algum benefício à saúde e prevenir doenças.
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS:
São modificados geneticamente para maior resistência ao tempo, insetos ou para melhorar seu conteúdo nutricional. Os seus efeitos futuros ao meio ambiente e à saúde, ainda não completamente definidos, são controversos, bem como suas questões éticas.
ALIMENTOS ORGÂNICOS:
São cultivados e processados sem o uso de produtos químicos como pesticidas, herbicidas, conservantes, hormônios de crescimento e antibióticos. Apesar dos legumes, verduras e frutas orgânicos serem mais saborosos e coloridos, seu valor nutricional ainda não foi definido como maior do que os não orgânicos. Mas especialistas afirmam que a carne orgânica tem conteúdo mais saudável de ácidos graxos do que as carnes tradicionais.
A opinião de muitos, e a minha também, é de que nenhum destes produtos químicos e conservantes é bem-vindo ao nosso organismo, pois não são naturais e muito menos essenciais ao seres humanos, animais e plantas. São modificações genéticas que podem comprometer a saúde e o meio ambiente, e que visam somente à otimização de produção e lucro das grandes indústrias alimentícias, dificultando o comércio dos orgânicos e as produções artesanais.
Enfim, a escolha é sua. Espero ter esclarecido a diferença e a função de cada um destes termos. E, para quem quiser saborear verduras, legumes e alimentos saborosos, deixo uma receita de salada multicolorida bem leve e saudável. Bom apetite!
SALADA MULTICOLORIDA:
Ingredientes:
– 4 cebolinhas cortadas em fatias finas
– 3 dentes de alho picados
– 1 ¼ de colher de chá de tomilho fresco
– 1 colher de chá de pimenta do reino (opcional)
– ¾ de colher de chá de sal
– 4 colheres de sopa de vinagre tinto
– 2 colheres de sopa de mostarda (de preferência: Dijon)
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
– ½ kg de peito de frango grelhado desfiado
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– 2 xícaras de abacaxi em pedaços
– 4 kiwis descascados e cortados em gomos finos
– 1 pimentão vermelho grande cortado em fatias
– 1 maço de rúcula
Modo de preparo:
Numa vasilha grande, misture metade das cebolinhas, o alho, tomilho, pimenta e um pouco do sal.
Adicione duas colheres de vinagre, uma colher de mostarda e o açúcar mascavo.
Junte o frango cru, envolvendo-o todo com a mistura.
Cubra e reserve.
Numa vasilha separada, misture o vinagre restante, a mostarda, o sal e o azeite.
Acrescente as cebolinhas, o kiwi, abacaxi, pimentão e a rúcula.
Misture bem.
Pré-aqueça o forno ou a grelha.
Grelhe ou asse o frango até estar bem cozido.
Quando esfriar, monte, em um prato, a mistura das folhas, frutas e temperos e coloque o frango desfiado.
Misture e sirva.
Chef de Cozinha (clique aqui para falar com a colunista)