Diretor do único longa brasileiro a ganhar a Palma de Ouro do prestigiado Festival de Cinema de Cannes, com o prêmio de melhor filme por ´O Pagador de Promessas´, em 1962, Anselmo Duarte morreu na madrugada do último sábado, 7 de novembro, aos 89 anos.
Anselmo Duarte faleceu no Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 27 de outubro, em estado gravíssimo, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Nascido na cidade de Salto (SP), em 21 de abril de 1920, Anselmo Duarte Bento foi galã do cinema brasileiro nas décadas de 50 e 60. Em cerca de 40 anos de carreira, atuou em mais de 30 filmes, dirigiu dez e produziu oito, além de roteirizar mais de dez longas. Seu nome era quase obrigatório nas chanchadas e comédias românticas na época de ouro da produtora paulista Vera Cruz.
Sua paixão pelo cinema aconteceu ainda na infância, quando ao lado de outros meninos, ele trabalhou de “molhador de tela”. Na época, quando ainda eram exibidos filmes mudos no Brasil, Anselmo era pago para carregar e jogar baldes d’água do lado de trás da tela, já que o projetor aquecia o tecido e podia provocar incêndios.
No começo dos anos 40, ele viu um anúncio publicado pelo diretor americano Orson Welles que, na época de sua visita ao Brasil, escalava pessoas para participar do filme ´It’s All True´ (´É Tudo Verdade´, 1942). O jovem Anselmo não pensou duas vezes e fez as malas em direção ao Rio de Janeiro, começando, ali, sua carreira.
Entre os seus sucessos estão ´Aviso Aos Navegantes´ (1950), com Oscarito e Grande Otelo, ´Sinhá Moça´ (1953) e ´As Pupilas do Senhor Reitor´ (1961), entre outros filmes. Na televisão, participou do elenco da novela ´Feijão Maravilha´ (1979), da Globo.
´O Pagador de Promessas´ (atualmente disponível em DVD) tem a participação de Leonardo Villar, Glória Menezes e Dionísio Azevedo. O filme conta a estória de Zé do Burro, que faz uma caminhada rumo a Salvador carregando nas costas uma imensa cruz de madeira, para cumprir sua promessa após seu burro ter se recuperado depois de ter sido atingido por um raio. Assista, abaixo, o trailer do filme.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)