A gente coloca a água para ferver e espera uns minutinhos. A água quase fervendo, algumas folhinhas, e ela aparece. Uma bebida perfeita que limpa, hidrata, aquece e reconforta. Aquece ou refresca, excita ou acalma. Vai depender da erva que você escolher.
O chá é nosso velho conhecido. Como é bom preparar e tomar um chá, sabendo que ele nos trará benefícios e bem-estar!
Hábito milenar, o chá tem muitas variedades e podemos usá-lo em várias situações. Vamos conhecer um pouco sobre os chás mais usados e aprender como fazê-los de forma correta?
Chá preto, chá verde, mate e hortelã:
O chá preto, chá verde, mate e hortelã refrescam. Mesmo quando são tomados quentes, num primeiro momento o calor toma todo o corpo, mas, depois, a pele transpira, esfria e refresca o interior do corpo.
Banchá:
O Banchá é neutro. Ele ajuda na digestão, favorece o intestino e tem minerais que alcalinizam o sangue.
Chá verde:
O chá verde estimula o cérebro.
Chá preto:
O chá preto é mais forte. Por isso, não o deixe na infusão por mais de 2 a 3 minutos. Pode ser aromatizado com flores ou frutas.
Chá mate:
O chá mate pode receber água quente ou gelada. Estimula de forma semelhante ao chá verde.
Chás de folhas e flores:
A maneira correta de preparar a maioria dos chás de folhas e flores é colocá-las num bule de louça ou ágata e derramar em cima a água quase fervendo.Depois disso, é tampar e esperar alguns minutinhos para servir.
Chás de sementes, cascas, raízes e galhos:
Já para os chás de sementes, cascas, raízes e galhos, é preciso fervê-las para extrair o princípio ativo. Por exemplo: para aquecer o corpo, ferva 1 pauzinho de canela durante 3 minutos na água que será usada para fazer qualquer chá.
Chás com efeitos medicinais:
Contra resfriados, indisposições, dor de cabeça, banchá com umeboshi (ameixa japonesa). Para um sono profundo, chá de capim-limão. E para tosse, dor de garganta? Tanchagem é sua folha: tome o chá e faça gargarejos.
Temos uma variedade incrível de chás que podemos fazer uso no nosso dia-a-dia. É bom sempre pesquisar sobre eles antes de utilizá-los, para que você possa obter os melhores resultados que eles podem oferecer.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)
1 Comentário
Muito bom seu conteúdo, me deu oportunidade de
aprender algo novo. Eu ainda preciso me aprofundar mais,
volto mais vezes.