No dia 8 de março o Portal comemorou o Dia Internacional da Mulher, homenageando mulheres que tiveram uma atuação importante na história do Brasil e do mundo.
Mas, e o homem? Mesmo sem ter uma data específica para ele, o Portal homenageia neste mês não um homem famoso, mas, sim, um homem desconhecido do grande público, que age socialmente de várias maneiras.
O Portal, então, homenageia, aqui, um destes heróis anônimos, uma pessoa do dia a dia que, com muito pouco, faz tanto pelos outros sem exigir nada em troca. Conheça um pouco a história de Alcides Gomes (foto), 73 anos, compositor e um grande benfeitor de sua comunidade local.
Nascido na cidade de Mendes (RJ), Alcides Gomes veio para São Paulo em 1961, quando iniciou sua carreira artística na PRB-4 Rádio Clube de Santos, com o programa sertanejo “Bom Dia Trabalhador”. Em 1970, participou do Festival de Novos Compositores, na TV Bandeirantes e, em 1976, atuou como auxiliar de produção no Programa “A Arte de Realizar o Fantástico”, da TV Gazeta.
Seu primeiro trabalho comunitário começou em 1994, ajudando a emitir e entregar 800 cédulas de identidade no Conjunto Habitacional Inácio Monteiro, no bairro de Guaianazes.
Entusiasmado com o sucesso de sua primeira ação comunitária, Alcides consegue realizar parcerias com o CONSEG 54 (Conselho Comunitário de Segurança) da Cidade Tiradentes, a 4ª Cia. do 19º BPM (Batalhão de Policia Militar) do Estado de São Paulo, a 8ª Delegacia Seccional de Policia Civil de São Mateus, o C.E.G. (Cartório Eleitoral de Guaianazes), e o I.I.R.G.D. (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), ajudando a encaminhar e expedir mais 1.165 cédulas de identidade, 380 títulos de eleitor e 355 carteiras de trabalho.
Três anos depois, consegue ajudar na emissão de mais 4.883 cédulas de identidade e 1.389 carteiras de trabalho nas regiões de Guaianazes e São Mateus.
Essa ação pela cidadania possibilitou a criação de recursos para que a comunidade local pudesse, com facilidade, adquirir documentos para o acesso ao trabalho, identificação pessoal e registros nos órgãos públicos.
Daí para frente criou vários outros grupos de apoio à comunidade:
1995: idealizou e criou a Associação Desportiva Cultural e Assistencial “Geração Dois Mil”;
1996: criou o primeiro grupo da “Guarda Mirim Metropolitana Presidente JK” da Zona Leste, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana de Guaianazes e o Grupo de Mães “Novo Amanhecer”;
1999: criou o Projeto ”Brincando e Criando Arte”, no Jardim Wilma Flor (Comunidade Santa Luzia – Paróquia Sagrado Coração de Jesus) disponibilizando oficinas de terapia ocupacional para 500 crianças na faixa etária de 7a 16 anos;
2000 a 2002: realizou atividades de terapia ocupacional com o grupo da Melhor Idade “Geração Dois Mil”, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e na comunidade “São Paulo Apóstolo”, em parceria com o projeto São Francisco de Assis (Projeto “Mãos Dadas”) e a Secretaria de Estado da Cultura;
2002: produziu o evento de comemoração do 14º aniversário da Cohab Inácio Monteiro. O complexo residencial tem 22 prédios e 1.228 casas, com uma população estimada de 20.000 habitantes;
2003: criou o ”Brincando e Criando Arte”, projeto social para atividades educativas e sociais com menores da Casa de Passagem ”Souza Brandão”, em parceria com a Sociedade “Amigos de Aricanduva” (Penha, São Paulo) e a Secretaria do Bem-Estar do Menor;
2007: ajuda a inaugurar o Parque Ecológico “Vila do Rodeio”, na Cohab Inácio Monteiro, com 630 mil metros quadrados de área para esporte e lazer.
Alcides Gomes é um homem simples que participa ativamente na sua comunidade. Com poucos recursos, e muita boa vontade, ele faz o que gosta: ajudar o próximo! Alcides é um exemplo de cidadania que serve para todos nós.
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)