Aproximadamente 10% da população brasileira encontra-se na faixa etária considerada 3ª idade. Atualmente, o benefício da aposentaria no Brasil é de direito dos trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade.
Mas isso não quer dizer que o aposentado deva vestir um pijama e esperar o tempo passar. Muito pelo contrário.
Em 1940, a média de vida do brasileiro era de 45 anos. Graças aos avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população, em 2008, este número passou para 72. E em 2050, o IBGE prevê que o brasileiro viverá, em média, até os 81 anos.
A aposentadoria não é mais sinônimo de inércia. E para envelhecer com uma boa qualidade é necessário manter o cérebro na ativa. E muitos estão trabalhando, literalmente, para isso.
A Revista ´Vale Mais´, uma publicação da Rede de Cartões Visa Vale, publicou, este mês, uma reportagem especial sobre a 3ª idade no mercado de trabalho e entrevistou a coordenadora geral do Portal Terceira Idade, Tony Bernstein, que falou sobre o Mural de Empregos do Portal, hoje com mais de mil postagens publicadas, e a necessidade de as empresas sensibilizarem-se, disponibilizando vagas de emprego para esta faixa etária.
Leia, abaixo, trecho da entrevista.
Revista ´Vale Mais´
Saúde e Bem-Estar – Maio de 2010
Mente saudável na aposentadoria
Aposentar-se não significa vestir um pijama e esperar o tempo passar. Lidar com desafios profissionais pode ser uma ótima receita para manter a mente e o corpo saudáveis
(…) Se estamos vivendo mais, com condições que nos permitem levar uma vida mais saudável, o que fazer depois que deixamos de trabalhar? A aposentadoria não é mais sinônimo de inércia. Envelhecer é um fato da vida, mas isso não quer dizer que é preciso sentar e esperar o tempo desgastar o corpo e a mente, que, em muitos casos, ainda têm muito a oferecer. Vários fatores contribuem para um envelhecimento saudável, como o controle do consumo de fumo e de álcool, uma alimentação adequada, a prática de atividades físicas, boas condições bucais, que inibem infecções no organismo, e o controle de doenças crônicas. Mas outro aspecto merece bastante atenção para quem pretende envelhecer com uma boa qualidade de vida: é a manutenção do cérebro na ativa.
(…) Há hoje uma série de programas destinados a absorver os idosos no mercado de trabalho. No Portal da Terceira Idade (www.portalterceiraidade.com.br), por exemplo, destaca-se o Mural de Empregos, espaço em que mais de mil idosos já postaram anúncios oferecendo-se para trabalhar em várias áreas de atuação: de motoristas e secretárias a professores e advogados.
O portal também lançou a campanha “Empregue um Idoso!”. A empresa que destinar postos de trabalho para a terceira idade poderá se tornar parceira do portal e usar o selo “Empresa Amiga da 3ª Idade”, além de contar com benefícios previstos na Lei 9.249/95 que oferece dedução fiscal a entidades que prestam serviços gratuitos de utilidade pública. “A criação de vagas para idosos não deve ser uma obrigação, e sim uma conscientização. Quem contrata um idoso conta com um profissional compromissado e disposto a viver aquilo de forma intensa e prazerosa”, explica Tony Bernstein, diretora e coordenadora geral do portal. (…leia a reportagem completa clicando no link abaixo, em ´Mais na internet´).
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)