Dentre as redes sociais, sites de namoro e murais de recado espalhados pela internet, muitas são frequentadas por idosos em busca de um parceiro, seja para namoro ou amizade.
O Mural de Amizades do Portal, criado há aproximadamente dois anos, tem se destacado nesse cenário, com mais de mil anúncios postados até hoje. Muitos deles já encontraram sua cara-metade através do mural.
Numa reportagem especial do UOL sobre a utilização da internet pelos idosos para busca de relacionamentos, o repórter Guilherme Tagiaroli, do UOL Teconologia, entrevistou a coordenadora geral do Portal, Tony Bernstein, que falou sobre o sucesso do Mural e sobre relacionamentos na 3ª idade. Leia, abaixo, trecho da entrevista.
UOL Tecnologia > Últimas Notícias (17/05/2010)
Idosos conectados aprendem com jovens que internet também é lugar de paquera
Por: Guilherme Tagiaroli, do UOL Tecnologia
A ideia da internet como ponto de encontro para casais não está restrita aos jovens. Redes sociais, sites de namoro e murais de recado espalhados pelo ambiente virtual também são frequentados por idosos em busca de um parceiro – seja para namoro ou amizade (colorida, digamos). Em abril deste ano, por exemplo, o número de internautas no Brasil com mais de 50 anos chegou a 5,5 milhões (15% do total): deste grupo, 726 mil navegaram por sites como o Metade Ideal ou Par Perfeito em busca de companhia.
Marlise Danieli, 64, faz parte das estatísticas. A aposentada se cadastrou em sites de namoro e teve alguns relacionamentos. “Já namorei três pessoas que conheci na internet, mas não durou muito”, disse ela, que “nessa altura do campeonato” não está à procura de alguém para casar, mas para ser seu companheiro.
Segundo a coordenadora geral do Portal da 3ª Idade, Tony Bernstein, existe uma ideia equivocada de que o idoso tem de ficar em casa. “Ainda há uma cultura no país de que viúvo ou viúva deve ficar desse jeito para sempre, mas com a internet isso está mudando aos poucos. Os idosos estão cada vez mais abertos, está acontecendo um processo de transição de valores. Eles são super ativos e gostam de sair e se relacionar.”
No ar há quatro anos, o portal reúne dicas e notícias para esse público, além de um mural de amizade, onde os freqüentadores “se anunciam”.
A desproporção da participação de homens e mulheres nesse tipo de serviço, segundo Tony, é muito grande, sobretudo pelo fato de os homens mais velhos serem mais fechados: ”há muito mais mulheres que homens”. Tanto é que, em busca de entrevistados para a reportagem, os contatos feitos pelo UOL Tecnologia foram principalmente com o público feminino.
(…leia a reportagem completa clicando no link abaixo, em ´Mais na internet´).
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)