Cada vez mais vemos idosos chegando aos 90 anos, e até passando dos 100, com excelente saúde física e mental, e o melhor de tudo, trabalhando.
O carioca Armando Gomes é uma destas pessoas. ‘Seu Gomes’, como é conhecido, completou, no último dia 8 de maio, 94 anos de vida e 80 de trabalho.
Gomes, que hoje é sócio do Bar e Restaurante Urca, no Rio de Janeiro, tem uma longa trajetória atrás dos balcões cariocas. Até chegar, há 37 anos, ao bairro da Urca, ele rodou a cidade. Foi dono do Botafogo Bar Sport Carioca, na Rua São Clemente, de 1936 a1939. De 1939 a 1945, foi para o Mercado Municipal da Praça XV.
Na sua busca por melhores oportunidades, foi para a Praça da Bandeira, na Rua Barão de Iguatemi, onde um grande bar e restaurante abrigava sete mesas de sinuca. Manteve esse negócio por 17 anos, até 1962, quando cruzou novamente a cidade e voltou ao bairro do primeiro emprego, Ipanema.
Lá comprou um bar, na Rua Visconde de Pirajá. Em pouco tempo o ponto ficou conhecido como o “Botequim do Gomes”, famoso pela cerveja super gelada e os pasteizinhos. A explosão imobiliária o fez vender o ponto em 1972.
Em busca de um lugar tranquilo e bonito, Seu Gomes encontrou na Urca o espaço que procurava. Ele gerencia o negócio com o filho e o neto (ambos Armandos). São três gerações no trabalho diário, mas o comando permanece com o primeiro deles.
Na comemoração de seu aniversário e de seus 80 anos de trabalho, em seu próprio bar, Gomes recebeu o título de Cidadão Carioca, concedida pela Câmara dos Vereadores da cidade, em reconhecimento ao trabalho do comerciante com mais idade em atividade no Rio de Janeiro.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)