Se ainda havia dúvidas de que a acupuntura funciona, elas estão se dissipando dia após dia com os estudos recentes que comprovam a eficácia deste método milenar chinês. Da depressão, passando pelos fogachos da menopausa, ao auxílio para engravidar, é grande a lista de problemas que podem ser tratados e prevenidos.
Há mais de cinco mil anos, três mil destes com registros escritos e mais de dois mil com achados arqueológicos, os chineses utilizam a terapia como meio para a cura e tratamento de diversos males. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais conhecidos como “meridianos chineses de energia”, que percorrem todo o corpo.
O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas metálicas em pontos predeterminados da superfície cutânea, chamados de pontos da acupuntura. A estimulação desses pontos permite o aumento ou a diminuição do fluxo de energia que circula ao longo desse meridiano.
Durante muito tempo a acupuntura foi vista com desconfiança por pacientes e profissionais de saúde adeptos da medicina ocidental. Hoje em dia, a situação é bem diferente. Cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas. E os profissionais de saúde, antes receosos, hoje indicam a acupuntura como complemento ao tratamento de diversas doenças.
A mudança de comportamento se deve aos resultados positivos que comprovam a eficácia da acupuntura. Um desses resultados foi um estudo recente, apresentado na Sociedade Americana de Radiologia Terapêutica e Oncologia, em que pesquisadores descobriram que a terapia oriental é tão eficaz quanto o antidepressivo Venlafaxina no tratamento dos fogachos da menopausa, com a vantagem de não causar efeitos colaterais (veja matéria anterior, em ´saiba mais´, abaixo).
Outro estudo, realizado na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, provou através de experimento com camundongos que a acupuntura estimula a liberação de adenosina, uma molécula responsável por aliviar dores locais e seu desconforto.
E as novidades não param por aí. Outra descoberta importante é que a técnica alivia os sintomas de depressão durante a gravidez, de acordo com um experimento conduzido por pesquisadores da Universidade de Stanford, publicado na revista Obstetrics & Gynecology.
Por falar em gravidez, muitas mulheres já recorrem à terapia para aumentar as chances de engravidar, como foram os casos da atriz americana Jennifer Aniston e da cantora canadense Celine Dion (nas fotos acima), que ficou grávida logo após se submeter às sessões.
O sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles a escolha de um profissional bem treinado e que esteja apto a praticar a acupuntura, geralmente associado a uma instituição de referência.
Especialista em Acupuntura, Fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ), especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ) e presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro) (clique aqui para falar com o colunista)