Na última 6ª feira, dia 9 de setembro, o Teatro Sérgio Cardoso, fechado por quase um ano para reformas, reabriu suas portas com uma peça que faz jus à sua importância cultural numa cidade como São Paulo.
O Portal Terceira Idade, a convite da produção do espetáculo, esteve presente na noite de estreia da peça “Ensina-me a Viver”, que tem Glória Menezes, 76 anos, no papel principal.
O evento contou com a presença de seu marido, Tarcísio Meira, do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ex-governador José Serra, além dos atores Eva Wilma, Carlos Alberto Riccelli e Bruna Lombardi.
A peça, que nos últimos quatro anos já foi vista por aproximadamente 500 mil pessoas em mais de 400 apresentações, é inspirada no filme “Harold & Maude”, de 1971, dirigido por Hal Ashby.
Na história, Glória faz o papel da quase octogenária Maude, uma apaixonada pela vida, que ajuda a mostrar ao melancólico, deprimente e jovem Harold (Arlindo Lopes) a beleza da arte de viver. Desta bela e improvável amizade, nasce um romance apaixonado, mesmo com a enorme diferença de idade.
Para quem viu o filme – eu assisti ao filme nos anos 1970 – a semelhança da montagem é realmente incrível. As cenas em que Harold finge se suicidar, tanto para assustar sua mãe, como para afugentar as pretendentes a namoradas que sua mãe encomenda numa agência de relacionamentos, são hilariantes. Vale a pena ver a peça.
Para Glória Menezes, o fator etário não tem nada a ver com paixão. “É uma história de um homem com uma mulher. A idade não conta, não influencia neste drama. É apenas a história de uma mulher amante da vida que consegue fazer um rapaz tremendamente infeliz se apaixonar. Acho que no amor não tem essa de idade”, enfatiza.
Segundo a Secretaria de Estado de Cultura, o teatro, que foi inaugurado em 13 de outubro de 1980 como uma homenagem ao ator Sérgio Cardoso, foi modernizado e agora oferece mais conforto, segurança e acessibilidade ao público.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)