Todos os profissionais de saúde recomendam, enfaticamente: “Correr e fazer caminhadas faz bem à saúde na terceira idade”. Parece que o indianoFauja Singh, que completou100 anos no dia primeiro de abril de 2011, leva essa frase à risca. E até um pouco mais…
Na última edição daMaratona de Toronto(Canadá), realizada no último domingo, 16 de outubro, Singh tornou-se o homem mais idoso do mundo a completar a meta daquela prova. Ele percorreu os 42 quilômetros e 195 metrosda maratona, pela oitava vez desde que se iniciou neste tipo de competição, aos 89 anos.
Fauja Singh superou, assim, o grego Dimitrion Yordanidis no Livro dos Recordes do Guinness. Yordanidis era o homem mais velho a chegar ao fim da prova, em 1976, com 98 anos, feito conseguido em Atenas.
Hoje residindo na Inglaterra, Singh debutou na Maratona de Londres, em2000. A partir dali, o corredor já bateu três recordes na categoria acima de 90 anos. Duas marcas foram conquistadas em Toronto: 2h29min59s na meia-maratona em 2004 e 5h40min1s feitos na maratona de 2003. A terceira foi a dos 10 km, completados em 64min na Maratona de Lahore, no Paquistão.
“Fauja começou a correr porque ele precisava de ‘um novo foco’, após se mudar para a Inglaterra, depois que sua mulher e filho morreram, cerca de 20 anos atrás”, afirma seu treinador, Harmander Singh, 52 anos, sem parentesco com o atleta.
A preparação do indiano impressiona. Ele corre de 12 km a 16 km por dia e mantém uma dieta a base de chá, torradas e Curry, comida típica da Índia. Sobre seu estado físico, o treinador recordou os resultados de um exame de densidade óssea realizado em 2010. Sua perna esquerda se equivalia a de um homem com 35 anos, e a direita, similar a de um homem com 25.
O ‘Tornado de Turbante’, como é conhecido, tem 62 anos a mais que o vencedor Kenneth Mungara, um queniano de 38 anos, que teve que aguardar cerca de seis horas até que Fauja chegasse. Singh impressionou a organização da maratona e seus adeptos, que o coroaram como o grande vencedor.
Perguntado sobre a possibilidade de desistir, pouco antes do início da corrida, Singh afirmou: “Eu apenas continuo indo, sabendo que a cada passo que dou, estarei mais perto da linha de chegada. Desistir não me fará chegar lá”.
Aos 100 anos, indiano completa percurso de maratona em Toronto, no Canadá (46″)
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)