Quando vemos os jovens de hoje usando seus smartphones – e agora também os tablets – temos a impressão de que eles já nasceram com a habilidade de usar computadores desde os seus primeiros dias no berço. Mas não são somente os jovens que utilizam a informática com tanta desenvoltura.
Para provar que a ‘moçada’ da 3ª idade também se dá muito bem nessa área, no último dia 7 de outubro, 120 alunos acima de 60 anos receberam o certificado de conclusão do Curso de Informática para a Maturidade, ministrado pela Fundação Sérgio Contente – IDEPAC. Estiveram presentes 480 pessoas que prestigiaram a formatura, realizada no Esporte Clube Sampaio Moreira, no Tatuapé, em São Paulo.
Criada como ONG em abril de 2005 e instituída fundação em dezembro de 2007, a Fundação Sérgio Contente – IDEPAC oferece cursos gratuitos nas áreas administrativa e de informática a jovens e adultos, os quais recebem todo o material didático, apostilas e lanche. Ao longo dos estudos, os alunos podem ser indicados para preencher vagas de trabalho colocadas à disposição pelas cerca de dezessete mil empresas privadas que mantêm relacionamento com a instituição. A entidade foi idealizada e é mantida pelo empresário Sérgio Contente, presidente da Contmatic Phoenix, desenvolvedora de softwares administrativos e de gestão.
Sua sede, no bairro do Tatuapé, zona leste da capital paulista, possui 1,2 mil metros quadrados e centenas de computadores conectados à internet. O caminhão-escola (na foto acima), a unidade móvel da fundação, transforma-se em sala de aula equipada com dezenas de microcomputadores conectados via satélite à rede mundial, além de ar-condicionado, projetor e telão.
O curso de ‘Informática para a Maturidade’ oferecido pela entidade tem duração de três meses, com aulas ministradas duas vezes por semana e está disponível para adultos com idade superior a 60 anos, de qualquer nível socioeconômico. Os alunos recebem gratuitamente, durante todo o treinamento, material didático, uniforme e lanche. As turmas são formadas de acordo com a quantidade de inscritos e depois de uma triagem a partir de critérios como idade e formação escolar, entre outros.
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)