Desde junho do ano passado, a Rede Bandeirantes de televisão exibe o programa “Agora é Tarde”, um talk show divertido, apresentado pelo irreverente humorista Danilo Gentili. A atração, que já é a segunda maior audiência da emissora, com médias de 5 pontos no Ibope, combina humor e comentários sobre as notícias do dia sem a acidez das entrevistas que ele faz com políticos no CQC.
Mas nada poderia ser mais irreverente do que um coral de senhores e senhoras da 3ª idade vestidos de Papai Noel… Cantando “funks natalinos”. Foi o que aconteceu no programa, poucos dias antes do final do ano passado.
No dia 22 de dezembro, o Coral Sintonia Plena, grupo parceiro do Portal Terceira Idade que já se apresentou em vários eventos realizados pelo Portal, entre eles, o Dia Nacional e Internacional do Idoso, no dia 1º de outubro de 2008, foi convidado pelo “Agora é Tarde” para uma participação especial de Natal.
O apresentador Danilo Gentili entrou com um gorro vermelho e um saco de presentes nas costas, fazendo o conhecido “ho, ho, ho” do Papai Noel. Logo de início, o coral, regido pelo maestro Leandro Toledo, cantou, em “perfeita desarmonia”, a canção que tornara famoso o dançarino recentemente falecido Marco Aurélio Silva da Rosa, a Lacraia, “Éguinha Pocotó”. No final, o coral voltou, com adaptações de músicas de funk para o Natal.
Se você gosta de cantar – não se preocupe, você não irá cantar “funks” –, você pode participar do Coral Sintonia Plena. O coral, formado por cantores remanescentes do Coral da 3ª Idade das Faculdades Campos Salles, canta no Tendal da Lapa (São Paulo) às quartas-feiras, das 14hs às 16h30. Não é necessária experiência anterior, só muita disposição (mais informações para entrar em contato com o Coral, em “saiba mais”, abaixo).
Assista à apresentação do coral no “Agora é Tarde” clicando no vídeo acima.
Um pouco sobre o coral:
O Coral Sintonia Plena é formado por cantores remanescentes do Coral da 3ª Idade das Faculdades Campos Salles, e surgiu com a intenção de dar continuidade ao trabalho realizado pelo seu regente nos anos anteriores nessa instituição. Atuando agora de forma independente, o Coral conta com aproximadamente 30 integrantes, entre coralistas antigos, que ajudaram a começar o trabalho em 2002, e outros mais recentes, ingressantes neste ano. O grupo tem o apoio do Espaço Cultural Tendal da Lapa, localizado no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo, onde é gentilmente cedido espaço para a realização dos ensaios. Em 21 de agosto deste ano, o coral completa 10 anos de existência.
O grupo já mostrou sua musicalidade em lugares diversos, como praças, shoppings, estações do metrô, escolas, hospitais, igrejas, academias, encontros de corais, entre outros, sempre levando muita energia e alegria para seu público. Com arranjos a 2 ou 3 vozes, procura preservar sempre sua qualidade técnica, o que acaba sendo seu diferencial nas apresentações. O repertório é baseado em sua maioria em clássicos conhecidos da Música Popular Brasileira, além de outras peças folclóricas, regionais e natalinas.
O nome ‘Sintonia Plena’ foi escolhido pelo próprio regente, assim que o grupo assumiu caráter independente em 2006. A escolha desse nome se justifica pela ideia de que o coral deve estar sempre em sintonia entre seus integrantes e o próprio regente, mas essa sintonia não se limita ao caráter musical, mas também no espiritual e astral. Daí a ideia da Sintonia Plena.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)