É com muito orgulho que, mais uma vez, todas as mulheres do mundo comemoram, no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Esta data é celebrada desde 1910, quando uma conferência internacional na Dinamarca decidiu homenagear um grupo de mulheres que, 53 anos antes (em 1857), foram brutalmente assassinadas.
Em 8 de março daquele ano, as funcionárias de uma fábrica de Nova York (EUA) decidiram fazer uma grande greve, reivindicando melhores condições de trabalho, diminuição da jornada (que na época era de 16 horas) e salários iguais ao dos homens (naquele tempo, as mulheres ganhavam cerca de um terço do salário pago aos homens). Esta manifestação foi reprimida com brutal violência. As funcionárias foram trancadas dentro da fábrica, que, em seguida, foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Desde a criação do Dia Internacional da Mulher muita coisa mudou: das reivindicações do filósofo francês Condorcet, em 1788, que exigia a participação política, emprego e educação para as mulheres, até a conquista do direito de votar e de serem eleitas.
Nas décadas de 1960 e 1970, surgiram os movimentos feministas, foi criada a pílula, mulheres começaram a ocupar cargos políticos e também diretorias e gerências em empresas privadas. Hoje, encontramos na história do mundo mulheres reconhecidas pelas suas lutas, pesquisas e artes.
Atriz de personagens marcantes
O Portal aproveita esta data para homenagear uma delas, a maravilhosa atriz Glória Menezes, que interpretou diversos personagens marcantes durante sua trajetória na TV e no Teatro e continua atuando mais do que nunca.
No ano passado, Glória Menezes reestreou a peça ‘Ensina-me a Viver’. “É uma peça que toca muito às crianças, aos adultos e aos idosos, porque conta uma história do relacionamento de um menino ‘velho’ de 19 anos com uma ‘jovem’ de 80. O coração de quem não desistiu é sempre jovem”, enfatizou a atriz.
Em entrevista exclusiva ao Portal na noite da reestreia, Glória falou sobre a peça e também enviou uma mensagem muito carinhosa para todos os nossos internautas. Colocamos, também, alguns trechos da peça para você poder apreciar o trabalho da atriz no palco (clique no vídeo acima).
Bom espetáculo!
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)