Nas últimas semanas, o Portal Terceira Idade vem recebendo telefonemas de internautas que postaram seus dados profissionais no Mural de Empregos do Portal, oferecendo-se para ingressar – ou reingressar – no mercado de trabalho.
Eles foram vítimas de uma das fraudes mais comuns na internet, quando uma pessoa entra em contato com você, através de e-mail ou telefone, fazendo-se passar por outra pessoa ou por uma empresa que existe no mercado, mas na qual ele não trabalha realmente.
Para “admitir” os candidatos para a vaga de “digitador virtual”, a pessoa, que se dizia “funcionário” da RHBrasil Recursos Humanos, informava que era necessário que o internauta pagasse uma “taxa para apostilas” antes de ser contratado.
Vários internautas procurados por essa suposta empresa ligaram para o Portal quando desconfiaram que algo estava errado – o Portal não cobra nada de seus internautas para publicar seus dados no Mural de Empregos e as empresas que disponibilizam suas vagas não podem exigir qualquer quantia dos candidatos para a sua contratação.
Após contato do Portal com a verdadeira RHBrasil, consultoria em recursos humanos há 16 anos no mercado, a gerente de relacionamento da empresa, Simone Sarmento, informou que o suposto funcionário não faz parte de sua empresa e que outros casos semelhantes estavam acontecendo.
“Nosso nome está sendo indevidamente utilizado para divulgação de vagas de digitador virtual. Trata-se de uma fraude. A RHBrasil não efetua nenhum tipo de cobrança de seus candidatos”, afirma Simone.
Comunicado
Segundo a gerente de relacionamento, a empresa está disponibilizando comunicado em seu site, em função do ocorrido (veja figura abaixo).
Bem, não é por isso que vamos deixar de usar a internet, uma ferramenta tão importante para nos comunicar e participar no mundo de hoje. O importante é nos prevenirmos e, quando necessário, denunciar.
Se você foi vítima de alguma fraude ou crime virtuais, ou conhece alguém que passou por essa situação, denuncie!
|
||||||
|
Na internet você nunca sabe com quem está falando!
Vídeo da campanha da SaferNet e do Ministério Público
para promoção do uso seguro, responsável e ético
da internet no Brasil (27″)
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)