O tremor é definido como um movimento oscilatório rítmico de uma parte do corpo. Uma dúvida que preocupa muito as pessoas idosas é se todo tremor é Mal de Parkinson. A resposta é não. E é sobre isso que esta matéria se propõe a esclarecer.
Tremor fisiológico
A causa mais comum de tremor é o aumento do tremor fisiológico. E o que é o tremor fisiológico? Os indivíduos normais (todos) apresentam um tremor de amplitude muito pequena e frequência alta, o que quer dizer um tremor muito fino e muito rápido que habitualmente não é visível.
Muitos fatores podem aumentar esse tremor, tornando-o visível. Entre esses fatores estão:
– Medicações: antidepressivos (ex: fluoxetina, sertralina, amitriptilina), remédios para emagrecer (ex: sibutramina, anfetamina), remédios para bronquite e asma (terbutalina, fenoterol, teofilina);
– Nicotina presente no cigarro;
– Cafeína presente no café;
– Ansiedade e medo;
– Fadiga (cansaço) muscular;
– Certas doenças da tireóide.
Portanto, na maioria das vezes, o tremor não decorre de doença dos nervos nem do cérebro, mas, sim, da presença de um desses fatores listados acima.
Tremor essencial
Outro tipo de tremor é o chamado tremor essencial. Ele é bastante frequente e acomete uma em cada 20 pessoas. O tremor essencial é mais comum em idosos, mas pode acometer pessoas de qualquer idade, principalmente nos casos familiares, onde existe um componente genético hereditário.
O tremor essencial geralmente acomete as mãos e os braços, é fino e rápido e caracteristicamente piora quando a pessoa faz algum movimento fino como escrever, segurar um talher ou uma xícara. Isto pode incomodar bastante e prejudicar a qualidade de vida da pessoa acometida. A ansiedade e a cafeína também pioram o tremor essencial.
Tremor na doença de Parkinson
O tremor na doença de Parkinson é grosseiro e mais lento. Está presente mesmo quando o braço está em repouso (apoiado) e melhora quando a pessoa faz algum movimento. Ele geralmente vem acompanhado de outros sintomas como rigidez dos braços e pernas, lentificação dos movimentos, dificuldade para andar e quedas. A doença de Parkinson acomete cerca de uma em cada 100 pessoas com mais de 60 anos e pode ser controlada com medicações e fisioterapia.
Muitas outras doenças neurológicas, isto é, dos nervos e do cérebro, podem causar tremor, mas quase que invariavelmente estão presentes outros sintomas que auxiliam o diagnóstico. O tratamento do tremor depende de seu diagnóstico. Portanto se você tem um tremor e está preocupado, procure um médico, particularmente um geriatra ou um neurologista.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)