O Portal Terceira Idade foi convidado para participar do evento de comemoração dos 10 anos do CNDI – Conselho Nacional do Idoso. A cerimônia, realizada na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, no último dia 14 de junho, contou com a presença da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (foto abaixo).
Violência contra o idoso
A ministra apresentou as políticas públicas para o idoso realizadas pela Secretaria de Direitos Humanos, destacando, entre os vários temas da mesa, a violência contra o idoso, no País e no mundo, por ocasião do dia 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa (veja vídeo ao lado). A questão é defendida, também, pelo Portal desde 2010, através da campanha “Diga não à violência contra o idoso!”, uma de suas principais iniciativas em sua luta pelos direitos da 3ª idade.
Compromisso
“Gostaria de renovar, diante de vocês, o compromisso para que o dia 15 de junho possa ser a data efetiva de dizermos que a violência contra os idosos não pode permanecer e não pode ser naturalizada nos lares e nas instituições e na sociedade brasileira. No dia 15, nós teremos a assinatura, pela Presidenta Dilma, do ‘Compromisso pelo Envelhecimento Ativo e Saudável’. Queremos tornar o ano de 2013 o ano brasileiro da pessoa idosa”, afirmou a ministra.
A Europa já está dando seu exemplo de respeito para com a 3ª idade. Institucionalizando o ano de 2012 como o “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”, o Parlamento Europeu e a Comissão Européia visam chamar a atenção para a importância da contribuição dos idosos para a sociedade e incentivar os responsáveis políticos e todas as partes interessadas a tomarem medidas para criar as condições necessárias ao envelhecimento ativo e ao reforço da solidariedade entre as gerações.
Do ponto de vista internacional, Maria do Rosário enfatizou que o Brasil defende que tenhamos um plano internacional com convenções e pactos dos direitos dos idosos. Para tanto, o Brasil sediará o “Encontro Ibero-Americano sobre Desenvolvimento e Envelhecimento Humano da América Latina e Caribe” em 2013.
“Assim como, na área dos direitos da criança e do adolescente, nós rejeitamos de forma plena falar da criança e do adolescente como um desafio para o futuro, nós precisamos rejeitar cada vez mais tratar da questão do envelhecimento humano como os números de 2020 ou de 2050, ainda que estes números nos indiquem um alerta fundamental. Mas, se o nome da criança é ‘Hoje’, o nome do idoso também o é ‘Hoje’!”, finalizou a ministra.
Portal apresenta propostas
A diretora do Portal, Tony Bernstein, e Jéssica Mara Brum (foto abaixo), advogada responsável pela área de direitos da 3ª idade do site, expuseram, no evento, a necessidade de o País estabelecer cotas de emprego, carga horária e salários diferenciados para a pessoa idosa.
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)