As férias estão quase acabando e já estamos na época da volta às aulas! A frase parece tirada de uma notícia para adolescentes…
Mas, como você tem visto no Portal todos os anos, a “moçada” da 3ª idade também vai à escola: os que não tiveram oportunidade de estudar quando mais jovens, bem como os que concluíram seus cursos, mas querem retomar os estudos e complementar seus conhecimentos.
Para quem quer começar o ano com caderno novo e entrar na turma, boas novas!
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP acaba de lançar o novo catálogo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que traz informações sobre as atividades oferecidas pela Universidade de São Paulo à terceira idade no primeiro semestre de 2014.
O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.
São mais de quatro mil vagas, distribuídas em cursos de graduação e de atividades físicas e culturais que acontecem nos campi da USP nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
Requisitos e datas
Para ingressar nos cursos, os candidatos devem ter idade mínima de 60 anos (idade estabelecida pela ONU e UNESCO).
O período de inscrições, para as disciplinas regulares, vai de 17 a 28 de fevereiro de 2014 (ou enquanto houver vagas) nas unidades indicadas no catálogo, à exceção da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste), que recebe inscrições de 3 a 5 de fevereiro de 2014. Para as atividades complementares, cada unidade define seu calendário de inscrições.
Mais informações podem ser obtidas no catálogo, disponível para download gratuito (veja em “mais sobre o assunto”, no final da matéria), ou com a unidade responsável pelas atividades, com a Coordenação do programa, pelo telefone (11) 3091-9183, das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou pelo e-mail: 3idade@usp.br.
Jornalista pela Unimar (Universidade de Marília) e autora do livro ‘Vivendo’ (clique aqui para falar com a colunista)