o último dia 15 de junho, vários países do mundo celebraram o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi criada em 2006 pela Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos (INPEA – International Network for the Prevention of Elder Abuse), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Celebrações ao redor do mundo
Estados Unidos
O presidente Barack Obama (foto) assinou uma proclamação presidencial, oficializando a data em seu país. Leia, abaixo, trecho traduzido de sua declaração (veja texto completo em ‘mais sobre o assunto, abaixo):
Casa Branca
Proclamação Presidencial
Dia da Consciência Mundial Contra o Abuso à Pessoa Idosa
“A América deve dar o exemplo, e minha administração continua dedicada a acabar com o abuso a idosos, apoio às vítimas e responsabilização dos agressores (…). Hoje, nos unimos aos nossos parceiros em todo o mundo ao declarar que não abandonarei os homens e mulheres que nos criaram, que se sacrificaram por nós e que moldaram o nosso mundo (…). Eu, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América, com a autoridade em mim investida pela Constituição, proclamo o dia 15 de junho de 2014 como o Dia da Consciência Mundial Contra o Abuso à Pessoa Idosa (…)”
Barack Obama (11 de junho de 2014)
Canadá
O prefeito da cidade de Vancouver, na província de British Columbia, Gregor Robertson (foto), iluminou o estádio de futebol da cidade, com capacidade para mais de 30 mil pessoas, com luzes violeta, em comemoração à data.
Argentina
O chefe de governo de Buenos Aires, Mauricio Macri (foto), aproveitou a data para lançar um serviço telefônico de denúncia contra abusos à pessoa idosa e inaugurou a primeira casa para abrigar idosos vítimas de violência.
Brasil
O Portal Terceira Idade e mais centenas de organizações internacionais em defesa dos direitos do idoso participaram das comemorações através de uma campanha mundial organizada pelo INPEA nos sites Twitter e Facebook.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)