Em vários países, o estado assume a responsabilidade de oferecer moradia para pessoas que chegam à terceira idade, assumindo os custos – ou, em alguns casos, cobrando uma taxa simbólica.
No Brasil, as famílias ou arcam com os altos custos de residenciais privados, ou mantém seus entes queridos em sua própria casa – nem sempre com as acomodações adequadas às suas necessidades. Bem, pelo menos até agora.
Cidade Madura
No dia 10 de junho, foi inaugurado em João Pessoa, na Paraíba, o primeiro condomínio residencial público exclusivo para idosos do País. A entrega das chaves do condomínio Cidade Madura foi realizada pelo governador Ricardo Coutinho (foto), em solenidade que contou com a presença dos primeiros 40 idosos beneficiados.
Além de casas adaptadas – com 54 m² –, os moradores terão benefícios como: praça, pista de caminhada, academia ao ar livre, campo de futebol, unidade de saúde, centro de convivência, horta e guarita. Foram investidos 4,4 milhões de reais no empreendimento.
Segundo o governo, nos próximos meses, serão construídos condomínios semelhantes nas cidades de Campina Grande e Cajazeiras.
Manoel Francisco de Souza, de 76 anos de idade, foi o primeiro a fazer mudança para o Residencial Cidade Madura. “Dei graças a Deus por ter recebido minha casinha. Tenho problemas de saúde e vivo com um salário mínimo. Agora, sem pagar aluguel, poderei até me alimentar melhor. Aqui está bom demais”, ressaltou.
Para se qualificar para o residencial, os moradores devem ser idosos e não podem modificar, emprestar, locar ou ceder os imóveis. Eles podem morar tanto sozinhos como com seus cônjuges, pagando apenas as despesas referentes à utilização do imóvel, que é de propriedade do Estado. A concessão só será reincidida caso o idoso manifeste interesse ou quando há perda de autonomia ou falecimento. Nesse caso, o imóvel será cedido para outro idoso.
Assista à reportagem completa, clicando no vídeo acima.
Coordenadora da Campanha “Seja um Cuidador Voluntário” do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)