A Acupuntura pode tratar de problemas de saúde do idoso da mesma forma que a Geriatria convencional? Para responder a esta e outras perguntas, o Portal entrevistou dois médicos que tratam da saúde de maneiras diferentes, porém complementares.
Segundo o Dr. Márcio De Luna, Presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e colunista do Portal Terceira Idade, “o tratamento da saúde, bem como de sua manutenção e prevenção, através da Acupuntura, uma terapia milenar chinesa, não é nenhuma mágica. Ela é tão séria quanto qualquer outra terapia ocidental. Existe e funciona!”.
Alternativo ou complementar?
“A medicina chinesa não nega a Geriatria ocidental. Pelo contrário, ela vem a complementá-la. O Ministério da Saúde a inclui, hoje, no grupo denominado de Práticas Integrativas Complementares. Entre elas, estão a Acupuntura, Tai Chi, Yoga, Shiatsu, consideradas, antigamente, como terapias alternativas. Hoje, o nome “alternativo” não seria o mais apropriado, e, sim, complementar à prática médica e geriátrica estabelecida”, completa.
“Já a Geriatria é a especialidade médica específica para atender as doenças frequentes do envelhecimento, como: Alzheimer, Diabetes, Pneumonia e Doença de Parkinson, por exemplo”, explica a Drª Beatriz Trezza, Geriatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), também colunista do Portal.
Assista aos melhores momentos do debate clicando no vídeo acima.
Jornalista pela Unimar (Universidade de Marília) e autora do livro ‘Vivendo’ (clique aqui para falar com a colunista)