As atividades físicas são recomendadas em qualquer idade. São importantes para prevenir, ou até mesmo amenizar, sintomas de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
E melhor ainda quando é possível fazê-las em um ambiente com equipamentos adequados, avaliação médica e, o mais importante, gratuitamente.
A cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, dá um exemplo de cidadania ao oferecer à sua população o Pró Hiper, um espaço especialmente dedicado a atividades físicas para pessoas com mais de 60 anos.
Pró Hiper
O Pró Hiper, uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com a Secretaria de Saúde do município, oferece atividades de hidroginástica, musculação e vôlei adaptado, em quadra coberta. O espaço ainda oferece aulas de dança de salão e palestras sobre qualidade de vida.
“Nós temos, hoje, cadastrados no Pró Hiper, mais de mil e setecentos idosos”, afirma, orgulhoso, Paulo Villas Bôas, Secretário de Saúde do município à época da reportagem, em 2013. Hoje, o atual secretário, Marcello Delascio Cusatis, dá continuidade e grande incentivo a este projeto tão importante para essa faixa etária.
Atividades físicas também ao ar livre
Praças e áreas públicas de Mogi das Cruzes também oferecem espaços específicos para que a população possa praticar atividades físicas. As Academias da Terceira Idade (ATIs) possuem equipamentos seguros e resistentes, especialmente desenvolvidos para a utilização em locais abertos. Eles podem ser usados por qualquer pessoa, preferencialmente pelos idosos.
Já a Praça do Exercício do Idoso oferece equipamentos desenvolvidos exclusivamente para o atendimento das pessoas da terceira idade, com o objetivo de prevenir quedas entre idosos, acidente que representa a principal causa de morte na população idosa brasileira. Assista à reportagem completa clicando no vídeo acima.

Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)