Todos nós gostaríamos de viver mais de 100 anos – e, naturalmente, com o corpo e a mente em perfeito estado de saúde. Alguns fatores são fundamentais para se chegar bem aos 80 anos, como hábitos saudáveis de alimentação, cuidados físicos e constante atividade mental.
Mas não são somente estes fatores que fazem com que você viva até os 80, ou chegue até os 100 anos. Pesquisadores americanos e italianos publicaram, recentemente, um estudo na revista Science mostrando que 150 marcadores genéticos permitem determinar, com 77% de precisão, se uma pessoa será centenária.
Nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de “rejuvenescer” órgãos em ratos idosos, eliminando as doenças adquiridas ao longo de suas vidas. Testes em humanos ainda demorarão um pouco a chegar, devido ao perigo de desenvolvimento de câncer durante o processo.
Bem, dá para perceber o quanto a ciência está preocupada em descobrir a fórmula mágica da longevidade! Porém, parece que esqueceram um pequeno detalhe… Viver com que qualidade e dignidade? As indústrias farmacêuticas criam, todos os dias, novos remédios para combater vírus e bactérias, as quais, coincidentemente, também aparecem cada vez mais. Será que existe algum ataque de bactérias alienígenas?
Praticamente, toda a África e outros países ditos do “terceiro mundo”, vivem na completa miséria e sujeira. Vergonhosamente, ainda há pessoas que não conseguem sequer fazer três refeições ao dia, inclusive no Brasil.
Estamos passando, no ano de 2015, por uma epidemia de Dengue – “prima” da velha e centenária malária – em todo o Brasil, e com maior incidência no Estado de São Paulo, uma das maiores metrópoles da América Latina, matando e infectando milhares de pessoas… Parece tão óbvio que a ordem dos fatores está invertida.
PS 1: Foi aprovado o pacote anticorrupção…
PS 2: E, para o bem da Nação, o presidente do Senado, Renan Calheiros, vai ser um dos analistas das novas medidas, representando o Congresso Nacional!!!
PS 3: Corrupção tem cura?
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)