oBrasil é, hoje, um dos países onde a população está envelhecendo mais rapidamente, diferentemente da Europa e países da América do Norte e Ásia. Nosso país possui, hoje, mais de 23 milhões de pessoas acima de 60 anos e, em 2050, teremos mais de 50 milhões de idosos no Brasil.
O problema não é envelhecer, mas como envelhecemos!
Quando falamos em violência, pensamos, de imediato, na violência física! Porém, existem inúmeras formas de agredir o idoso: descaso, abandono, uso indevido de medicação, abuso financeiro – seja dentro de casa, ou mesmo por parte de instituições financeiras –, abuso psicológico e moral, pouco conhecimento e compreensão por parte da sociedade e dos familiares e amigos sobre o envelhecimento, além da enorme falta de políticas públicas e falta de ação real das que já existem.
Violência silenciosa
Nós do Portal Terceira Idade trabalhamos desde de 2006 com a inclusão social e digital dos idosos no Brasil, buscando a cada momento encontrar todas as maneiras possíveis de combater esta violência silenciosa e muitas vezes invisível aos olhos da população e dos órgãos governamentais.
No último dia 15 de junho, vários países celebraram o Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso. No Brasil, o Portal Terceira Idade realizou um debate ao vivo, através do Facebook, com a presença de médicos, advogados e outros profissionais da área, discutindo, com a participação online dos internautas, as várias faces da violência contra o idoso e todas as possíveis maneiras de combatê-la. Assista ao trecho de abertura do debate clicando no vídeo acima.
Campanha
O Portal Terceira Idade está lançando a campanha #IdosoEuRespeito, com o objetivo obter apoio para poder continuar realizando cada vez mais campanhas de conscientização da população e dos órgãos governamentais sobre as várias faces da violência contra o idoso e todas as possíveis maneiras de combatê-la.
Convidamos você a apoiar a campanha #IdosoEuRespeito. Adote esta atitude, adote esta campanha (veja como participar).
Vídeo/fotos/ilustrações: TV Portal Terceira Idade
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)