de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem mais de 23 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e, de cada 10 idosos, três trabalham. Segundo especialistas, o número poderia ser bem maior.
Para falar sobre a empregabilidade na 3ª idade, o Programa ‘Hoje em Dia’, da TV Record de São Paulo, entrevistou o Portal Terceira Idade. Tony Bernstein, jornalista e coordenadora do site, falou sobre o Mural de Vagas de Empregos do Portal, o qual tem ajudado os idosos a encontrar oportunidades de emprego.
“O número de ofertas que nós temos é muito inferior ao número de anúncios de procura, ainda”, comenta a coordenadora do Portal. Segundo ela, faltam iniciativas políticas para ampliar a oferta de vagas para os idosos.
Retorno ao mercado de trabalho
A especialista em envelhecimento, Marília Berzins, acredita que os dois principais motivos que tem feito o idoso voltar ao mercado de trabalho são a necessidade de complementar a renda – insuficiente para uma aposentadoria tranquila – e a satisfação pessoal, com novos desafios profissionais e novos amigos.
A explicação, segundo a especialista, está no aumento da expectativa de vida do brasileiro. “Nas décadas de 1940-1950, a expectativa era, em média, de 50 anos. Hoje, segundo o IBGE, a média é de 74 anos”, completa.
Vantagens da experiência
Três exemplos exibidos no programa mostram um dos setores que mais contratam profissionais aposentados, no caso, o de serviços.
Maria Gisela Puglise, 73 anos, professora aposentada, trabalha em uma rede de pizzarias em São Paulo, orientando os atendentes e ensinando aos mais jovens a importância de um bom atendimento. Na mesma pizzaria, Paulo Ricardo Lomônaco, 64, aposentado que trabalhou a vida inteira numa indústria automobilística, trabalha como gerente, controlando o caixa, checando estoques e coordenando 60 funcionários.
Aos 61 anos, o engenheiro Marco ficou 8 meses aposentado. Não resistiu e voltou à ativa. Graças à sua experiência de 40 anos na área, faz a manutenção de guindastes gigantes, que chegam a pesar 500 toneladas, e coordena uma equipe de 50 funcionários no Porto de Santos.
Incentivo às empresas
Para a coordenadora do Portal, “somente leis e cotas que legalizem a situação incentivarão as empresas a empregar mais pessoas da 3ª idade”.
Vídeo: TV Record / R7 / divulgação
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)