no dia 1º de outubro de 2019, o Portal Terceira Idade celebrou o “Dia Mundial do Idoso” com um evento ao ar livre na Avenida Paulista, em São Paulo.
O evento, gratuito, foi realizado na calçada em frente à Drogasil da Paulista, e contou com apresentações musicais do Grupo Trovadores Urbanos e danças do Espaço Cultural Colméia e a presença do Núcleo de Convivência de Idosos Feliz Idade (Promove – Bortolândia) (fotos).
#DiversidadeeInclusaoSocial
Durante o evento, este ano com o tema ‘Diversidade e Inclusão Social’, houve distribuição gratuita ao público de cartilhas “Direitos do Idoso” e “Direito à Moradia”, oferecidas pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, cartilhas “Internet com Responsa 60+”, oferecidas pela NIC.br/SaferNet/Google.
Um telão exibiu vídeos com depoimentos exclusivos dos atores Francisco Cuoco, Glória Menezes, Nicette Bruno e Beth Goulart em homenagem ao idoso.
Conscientização
A data foi instituída em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
O Portal Terceira Idade, representante oficial no Brasil do INPEA (International Network for the Prevention of Elder Abuse; Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos, na tradução em português), órgão criado pela ONU que congrega mais de 150 países, tem como objetivo a conscientização da população, órgãos públicos e privados sobre essa questão tão importante no Brasil e no mundo.
O evento teve o apoio cultural de empresas e instituições amigas da terceira idade: Drogasil, Espaço da Audição, Aura 60+, Proxismed, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil – Divisão SP (OAB-SP), Google – Divisão de Políticas Públicas, International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA – EUA), entre outras.
Obrigado a todos os que participaram e ajudaram a realizar este evento tão significativo e importante para a ‘moçada’ 60+ do Brasil e do mundo!
Vídeo e fotos: Portal Terceira Idade
Jornalista pela Unimar (Universidade de Marília) e autora do livro ‘Vivendo’ (clique aqui para falar com a colunista)